Sorriso. Mais do que substantivo comum, apelido dado àqueles que encaram a vida com alegria, simplicidade e gratidão. Assim como o famoso Renato Sorriso, figura carimbada do carnaval carioca, São Pedro da Aldeia tem o seu destaque no quesito simpatia. Coincidentemente, o servidor Juliano Alves de Souza, da Secretaria de Serviços Públicos, também trabalha vestindo uniforme de cor laranja e dedica-se à limpeza urbana.
Com 36 anos de idade, o Sorriso aldeense atua na finalização da limpeza realizada pela máquina retroescavadeira há quase dez anos. “Retiro cascalhos, entulho, móveis velhos. Muita gente agradece depois pela limpeza. É legal, eu gosto muito de receber esse carinho. Gosto de ver tudo limpo, sem nenhuma sujeira. Pego bolsa, pedra, caco de vidro. Pego tudo”, conta Juliano, claro, com um sorriso no rosto.
O Secretário de Serviços Públicos, Raimundo Teixeira, classifica a postura de Juliano como exemplar. “A cidade precisa contar com o empenho e a dedicação de servidores como ele, que dão o melhor de si para o bem coletivo. Toda a secretaria sabe que pode confiar no trabalho do nosso Sorriso, os outros servidores gostam de trabalhar ao lado dele. Só temos a agradecer pelo comprometimento diário”, destaca.
Nascido em São Pedro da Aldeia e morador do bairro Balneário das Conchas, Juliano conta que sua alegria inerente, pela qual foi apelidado, é um sentimento antigo. “Fiquei conhecido assim porque sorrio muito, estou sempre alegre, desde pequeno”. Ele também demonstra ser um homem de fé ao falar sobre seu entrosamento com a equipe e a satisfação por trabalhar. “Para se dar bem com todo mundo, a gente tem que conhecer a vida. Saber que é muita luta, mas Deus ensina isso. Fazendo o bem, a gente agrada ao homem e agrada a Deus também”, afirma.