Search

Orla Atlântica é novo atrativo turístico de São Pedro da Aldeia

Prefeito Cláudio Chumbinho inaugura a urbanização da orla, que passa ser principal área de lazer da cidade

Nem mesmo a chuva que chegou no início desta sexta-feira (30/10), atrapalhou a inauguração da Orla Atlântica, na Praia do Centro de São Pedro da Aldeia. O prefeito Cláudio Chumbinho entregou a tão sonhada obra para a população com a voz embargada pela emoção.

Foto: Ryu Rodrigues
Inauguração da Orla Atlântica, na Praia do Centro

A cerimônia simples, para não gerar aglomeração, teve até uma simbólica queima de fogos. Além da inauguração da urbanização da orla, também foi entregue oficialmente à população o letreiro turístico com a declaração de amor à cidade, que recebeu iluminação de led e rampa de acessibilidade, para facilitar o acesso de pessoas com necessidades especiais.

A inauguração contou com a presença de secretários municipais e da Marinha, representada pelo contra-almirante Paulo Renato Rohwer Santos, comandante da Força Aeronaval, e Edgard Gama, chefe do Estado-Maior.

Sonho Realizado

A orla da Praia do Centro, que é o novo cartão de visitas da Região dos Lagos, foi completamente urbanizado pela Prefeitura Municipal. O novo espaço representa a realização de um grande sonho dos moradores aldeenses, que agora possuem um calçadão estruturado às margens da Laguna Araruama e um espaço com conforto e segurança para a realização de atividades físicas e de lazer. O nome escolhido para o novo ponto turístico aldeense busca realçar a beleza do cenário onde a cidade se situa, junto à reserva da Mata Atlântica e aos pés da Laguna Araruama.

Com a voz embargada pela emoção, em seu breve discurso o prefeito Cláudio Chumbinho relembrou as diversas conquistas do município nos últimos anos que fazem São Pedro da Aldeia ser destaque em desenvolvimento econômico, com atração de empresas e geração de emprego e renda na Região dos Lagos, e referência em transparência estadual na gestão pública.

Foto: Renato Fulgoni
Emoção do prefeito Cláudio Chumbinho em seu discurso

É com o sentimento de dever cumprido e muito orgulho que o prefeito Cláudio Chumbinho fala sobre a urbanização da orla da Praia do Centro, que veio resgatar a autoestima do aldeense. “Eu estou muito feliz em poder realizar esse sonho, como cidadão, e como administrador. O aldeense merecia ter um espaço de lazer como esse, muito obrigado”, agradeceu Chumbinho.

Lazer e Turismo

A área, agora completamente urbanizada, é um espaço de lazer e esporte para toda a população aldeense. No lugar da faixa de areia, que obrigava os adeptos de corridas e caminhadas a se deslocarem pelo acostamento da Rodovia RJ-140, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia entregou 1.600 metros de calçadão, com piso intertravado, oferecendo mais conforto e segurança aos cidadãos.

A Orla Atlântica conta, ainda, com cinco decks de madeira, que completam a bela paisagem formada pela Laguna e os tradicionais moinhos da cidade. Cestas de lixos, bancos e 43 postes de iluminação de led, feitos de aço e com sete metros de altura, integram o espaço. Os aldeenses adeptos do ciclismo têm a opção de usar o pavimento vermelho do calçadão como ciclovia, para um deslocamento mais seguro às margens da Rodovia RJ-140. Além de facilitar o dia a dia do morador e trazer mais qualidade de vida para a população, o projeto deixa a entrada de São Pedro da Aldeia mais bonita e valorizada.

Foto: Ricardo Cox
Marcelo da Silva, vendedor de água coco: orla vai aumentar vendas

Para Marcelo da Silva Vaz, que vende água de coco no calçadão, além de bonita, a nova orla já está atraindo muitas pessoas e tem feito aumentar a venda na sua barraquinha. “Estou muito feliz, o aldeense merecia esse presente. Se o turismo cresce, as minhas vendas também aumentam”, comemora Marcelo, que fez questão de levar um copo de água de coco para o prefeito brindar a chegada da nova orla.

Projeto Paisagístico

O projeto paisagístico da orla da Praia do Centro foi elaborado para valorizar ainda mais o maior cartão-postal aldeense. A Secretaria de Meio Ambiente, Lagoa e Saneamento realizou o plantio de 21 unidades de coqueiro-da-Bahia, espécie típica de regiões litorâneas, ao longo do novo calçadão. As unidades têm, em média, seis metros de altura.

Foto: Renato Fulgoni
O calçadão da Orla Atlântica compreende os bairros do Centro e Estação

O trecho final da Orla Atlântica, próximo ao Centro de Informações Turísticas, também passou por uma revitalização paisagística e recebeu  plantas ornamentais, gramas de forração e 10 palmeiras da espécie sagu. Também é nesta parte que fica o marco de inauguração do espaço.

Letreiro Turístico

A urbanização da Orla Atlântica trouxe também uma novidade para aldeenses e turistas: um letreiro gigante com a mensagem “Eu amo São Pedro da Aldeia”. Instalado pela Prefeitura, o painel de boas-vindas tem chamado a atenção de quem passa pelo novo calçadão e é mais um atrativo turístico do local.

Foto: Divulgação/ Sec. Turismo
O letreiro turístico ganhou iluminação de led

Com letras coloridas de 1m50cm de altura, o letreiro enaltece as belezas naturais da cidade e valoriza o principal cartão-postal aldeense. O painel é equipado com luzes de LED, que acendem durante a noite, e dotado de rampa de acessibilidade, para permitir acesso de cadeirantes e pessoas com necessidades especiais.

Parceria com a Marinha

A Orla Atlântica também é palco para um monumento em homenagem à Aviação Naval brasileira. Assim como o letreiro, a aeronave militar Mc Donnel-Douglas A-4 Skyhawk, instalada em 23 de agosto, no aniversário da Aviação Naval, dá boas-vindas aos visitantes e é mais um símbolo turístico na entrada da cidade. A exposição, estática e permanente, é um reconhecimento da Marinha do Brasil ao município aldeense por abrigar, desde 1961, o Complexo Aeronaval.

Foto: Renato Fulgoni
O caça da Marinha é um dos marcos turísticos da Orla Atlântica

A iniciativa integra um conjunto de ações, resultante de uma cooperação entre a Prefeitura e a Marinha, por meio do Comando da Força Aeronaval, que têm como objetivo valorizar a relação histórico-cultural de São Pedro da Aldeia com a Aviação Naval.

Foto: Renato Fugoni
Contra-almirante Paulo Rohwer Santos, comandante da Força Aeronaval

Segundo o contra-almirante Paulo Renato Rohwer Santos, comandante da Força Aeronaval, a história da Marinha e do município é consolidada e interdependente nesses últimos 60 anos. “Para nós da Marinha do Brasil e da Força Aeronaval, tudo que melhora em São Pedro, melhora também para nós. Somos 3.800 militares, que servem aqui, moram e frequentam São Pedro da Aldeia e aproveitam essa belíssima orla. É um orgulho ter São Pedro da Aldeia como a Morada da Aviação Naval”, afirma o contra-almirante Rohwer.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui