Orla do Balneário recebe plantio de mudas nativas em parceria com o Horto Escola Artesanal

A orla do bairro Balneário São Pedro, na Avenida Porto Feliz, recebeu o plantio de cerca de 100 mudas nativas para ornamentação e cercamento em uma extensão contínua de mais de 130 metros da orla. A ação é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, e a Associação de Moradores local. A iniciativa faz parte do projeto de distribuição de mudas, realizado pelo Horto Escola Artesanal. No último ano, mais de 10 mil espécies de hortaliças, frutíferas e florestais já foram doadas pelo horto municipal, através de doações individuais, para grupos de produtores rurais e em apoio a ações ecológicas promovidas por entidades sociais, igrejas, secretarias e escolas municipais.

O secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, destacou os objetivos da iniciativa. “O projeto com as mudas tem uma multifunção, mas sempre com foco nas plantas nativas que tenham potencial paisagístico, e também no incentivo ao plantio de espécies que estão em risco de extinção. Por mês, realizamos em média a distribuição de 3 a 4 mil mudas do nosso banco de matrizes, seja para instituições sociais, associações de moradores, produtores rurais, escolas e outros parceiros. Agora, com o projeto ‘Arvorecer’ que estamos em fase de elaboração, a nossa intenção é intensificar ainda mais esse trabalho de recomposição paisagística na orla do Balneário, para atender a uma necessidade tanto de paisagismo, mas também de cercamento da orla e na recuperação de áreas degradadas”, disse.

Para o plantio associado, foram utilizadas espécies arbustivas, em sua maioria frutíferas, como araçá e grumixama, que, além de serem potenciais para o paisagismo, também são propícias para o cercamento e delimitação de áreas urbanas devido ao seu porte médio. De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Balneário São Pedro, Alberto Valente Habbib, no caso da orla, a intenção principal foi criar uma barreira vegetal, visando coibir a utilização irregular da área da praia, como o uso de som, churrasqueiras, fogueiras, estacionamento e outras infrações previstas em lei. Os espécimes de origem nativa foram escolhidos com base em critérios como beleza, porte, resistência e floração.

“Esse trabalho de parceria com a Prefeitura sempre foi importante para a preservação da nossa orla. Nós sempre buscamos melhorias e a manutenção dos espaços de lazer do nosso bairro. Começamos em 2016 com o plantio de coqueiros ao longo da orla, com a participação voluntária dos moradores, e desde então todo ano nós conseguimos mudas, através da doação do Horto Escola. Em 2017, nós realizamos o plantio de 38 árvores na orla da Praia da Tereza em uma ação coletiva pelo Dia do Ambiente e agora estamos com esse projeto para a revitalização da nossa orla e formação de uma cerca viva. A nossa expectativa, com o crescimento adequado das mudas, é que no próximo verão já possamos ver os resultados desse trabalho”, destacou Habbib.

De acordo com o biólogo da Secretaria de Agricultura, Flávio Gomes, além de produzir benefícios estéticos para a paisagem, as plantas ornamentais contribuem para a qualidade ambiental. “O plantio melhora a impermeabilidade e as condições do solo, permitindo a entrada de organismos benéficos. É um trabalho que tem uma importância quanto aos aspectos paisagísticos, mas também ecológicos, criando uma fonte de abrigo e alimento para a fauna, com prioridade para o uso de espécies nativas”, salientou.

Além do Horto Escola Artesanal, o município também mantém áreas demarcadas de coleta em terrenos particulares, com o consentimento dos proprietários, e na área pública do Polo Rural, no bairro Cruz. O maior volume de produção é de espécies nativas, como a Aroeira, o Pau-Brasil, Jequitibá e Ipês de modo geral; e frutíferas, como Araçá, Pitanga, Grumixama e Guaquica. No Horto Escola Artesanal, a distribuição gratuita de mudas também é realizada de forma individual, com limite de até duas mudas por família.

O Horto Escola Artesanal está localizado na Rodovia Amaral Peixoto, s/nº, km 107, no bairro Balneário das Conchas. O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.