Orla do Centro recebe serviços de paisagismo

Trabalho foi realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e complementa projeto paisagístico da orla do Centro

Para valorizar ainda mais o maior cartão-postal de São Pedro da Aldeia, a Prefeitura Municipal realizou uma revitalização paisagística no trecho inicial da nova orla da Praia do Centro, próximo ao Centro de Informações Turísticas. A iniciativa faz parte do projeto paisagístico da orla, que já contava com o plantio de 21 unidades de coqueiro-da-Bahia. O serviço envolveu o plantio de plantas ornamentais, gramas de forração e 10 palmeiras da espécie sagu.

Foto: Ryu Rodrigues

O prefeito Cláudio Chumbinho acredita que, a partir da urbanização da orla, os cidadãos terão mais conforto e segurança em seus momentos de lazer. “Nós urbanizamos o principal ponto turístico da cidade com toda a estrutura para atender tanto a população quanto os visitantes. A entrega desse espaço vai representar a realização de um grande sonho, meu e da população. Estamos trazendo qualidade de vida para os aldeenses e oferecendo mais conforto e segurança para a prática de exercícios”, declara.

Foto: Ryu Rodrigues

Os moradores aldeenses adeptos da caminhada agora possuem a oportunidade de se deslocar de forma mais segura às margens da Rodovia RJ-140. Em um local que não contava com nada além da faixa de areia, a Prefeitura aldeense construiu um calçadão com 1.550 metros, pavimentado com bloquetes coloridos, entre os bairros Centro e Estação. Foram instalados cinco decks de madeira ao longo do espaço e 43 postes de iluminação, feitos de aço e com sete metros de altura. O espaço também vai contar com cestas de lixo e bancos.

PAISAGISMO PELA CIDADE

Além do trabalho na orla da Praia do Centro, a Secretaria de Meio Ambiente, Lagoa e Pesca também realizou um serviço paisagístico no trecho da orla da Praia da Tereza, às margens da Rodovia RJ-106. A ação envolveu o plantio de palmeiras, yuccas e bromélias, forração de pedras e ornamentação com madeiras. A equipe também efetuou a instalação de piso antiderrapante.

Foto: Ryu Rodrigues

O plantio de mudas em São Pedro da Aldeia também tem impactado as rodovias estaduais que cortam o município. Alguns trechos dos canteiros centrais da Rodovia RJ-140 e da Rodovia RJ-106 receberam o plantio de palmeiras jerivá e bromélias, após um estudo de viabilidade. Nesta semana, uma equipe municipal efetuou o plantio de palmeiras jerivá nos retornos da Rodovia RJ-140, na altura do bairro Campo Redondo.

Foto: Ryu Rodrigues

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Luciano Pinto, o trabalho nas rodovias envolveu o plantio de 28 palmeiras jerivá, com sete metros de altura. Também foram repostas duas plantas, nos trechos do Balneário. As mudas são referentes a compensações ambientais.