Campanha já atendeu centenas de mulheres no PAISMCA com coleta de preventivo e solicitações de mamografia
Os sábados do mês de outubro têm sido movimentados na sede do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA), no Centro da cidade. Para celebrar a campanha Outubro Rosa e fortalecer o cuidado com a saúde feminina, a unidade intensificou o atendimento às mulheres aldeenses, inclusive com funcionamento aos sábados. Mais de 200 pacientes já foram atendidas no espaço com coleta de preventivo, consultas de enfermagem e solicitações para exames de mamografia, ultrassonografia transvaginal e de mamas.
No PAISMCA, o encerramento da campanha está marcado para o próximo sábado (24/10) com a realização de aproximadamente 50 consultas para preventivo, previamente agendadas pelas pacientes. Além dos atendimentos previstos, o último dia da campanha na unidade vai contar, ainda, com a realização de uma roda de conversa e palestra com uma fisioterapeuta oncológica, a partir das 8h, abordando a prevenção ao câncer de mama, em parceria com o Grupo Amigas da Mama.
“Tivemos uma adesão muito grande de mulheres de todos os bairros da cidade. Desde o início da campanha, já foram realizadas mais de 200 consultas”, disse o coordenador do PAISMCA, Eduardo Brasil.
Público-alvo
Com o objetivo de atender o maior número possível de mulheres, as coletas de preventivo têm como público-alvo mulheres a partir de 25 anos. Já para a mamografia, as solicitações de exame estão sendo prescritas para mulheres acima de 40 anos, conforme preconiza o Ministério da Saúde.
Presente no último sábado (17), a enfermeira Daniele de Oliveira atendeu pacientes com orientações, solicitações de exames e coleta de preventivo, conhecido também como exame Papanicolau. “O Outubro Rosa é para alertar todas as mulheres Muitas vezes as pessoas acham que só as meninas mais novas têm que vir fazer exame, mas não. Toda faixa etária tem que vir fazer o exame de mama e o Papanicolau, que é extremamente importante”, alerta a profissional.
Moradora do bairro Estação, a professora da rede municipal Eliane Lopes de Oliveira foi uma das pacientes atendidas pela unidade no último fim de semana. “Ter esse atendimento aos sábados facilita muito, principalmente para quem trabalha. É extremamente importante que toda mulher faça a prevenção e não deixe de se cuidar, porque quando mais cedo a doença é diagnosticada, mais cedo se consegue a cura”, disse.
A campanha é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde como parte de um calendário de atividades dedicadas aos cuidados preventivos à saúde da mulher e busca alertar a população sobre a prevenção contra o câncer de mama e de colo do útero. “Nosso objetivo é captar o máximo de mulheres possível nessa campanha, aumentando os índices aldeenses de mamografia e coletas de preventivo e, por consequência, ampliar a prevenção e o cuidado com a saúde da mulher”, destaca a secretária de Saúde, Francislene Casemiro.