Search

Outubro Rosa – Semana marcada por palestras e atendimentos às aldeenses

Eventos disponibilizaram exames preventivos e encaminhamentos à mamografia

Durante a semana, vários eventos mobilizaram equipes da Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia em celebração do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama e aos cuidados da saúde integral da mulher.

As aldeense tiveram oportunidade de participar de debates com profissionais de diversas áreas, refletir sobre vários assuntos de relevância social e aprender a realizar o autoexame. Além do acesso a exames preventivos e encaminhamentos a procedimentos específicos quando necessário.

Na terça-feira (19), na Policlínica Municipal, foi realizada a palestra “Prevenção do câncer de mama e colo do útero”, ministrada pela Enfermeira Laís de Souza Oliveira Viana.

Na quarta-feira (20), na UBS da Rua do Fogo a Enfermeira Alexsara Soares Gomes falou a respeito do autoexame das mamas e orientação do preventivo.

Na ESF do Campo Redondo a conversa foi sobre a importância do auto exame das mamas, conduzida pela Enfermeira Leiliane Gonçalves, especialista em saúde da família e urgência e emergência. E o tema “Se cuidar é uma luta de todos” foi debatido na Policlínica, pela Assistente Social Taina Leite Ferreira Pinto.

Já na quinta-feira (21), quem foi à Policlínica Municipal pode participar da explanação a respeito da “Prevenção do câncer de mama e colo do útero”, mediada pela Enfermeira Cristina Vidal.

Na ESF Porto do Carro, a Enfermeira Cristiana Fortunato, a Dentista Dra. Etel Maria Rodrigues e Dr. Sylvio Cremom R. Miguel, fslaram da prevenção ao câncer de mama, câncer de boca e passaram orientações.

Na UBS do Fluminense, representantes do CRAS e a Psicóloga Cecília Ferreira fizeram uma roda de bate-papo acerca da valorização da mulher.

Também aconteceram eventos na ESF da Colina, do São Mateus e Porto da Aldeia, Praia Linda, e na UBS do Retiro.

Um mutirão de preventivos e orientações às aldeenses foi promovido na Praça da Matriz, na manhã da sexta-feira (22), e 60 pacientes puderam realizar o exame, pegar o encaminhamento à mamografia quando necessário e receber informações de importância para sua saúde. Na ocasião, mais de 100 pessoas receberam informações relacionadas a doenças sexualmente transmissíveis e foram realizados, ainda, 52 testes rápidos de sífilis, HIV, AIDS e Hepatite B e C.

Na Policlínica Municipal, a palestra “Violência obstétrica” foi ministrada pela Enfermeira Fabiane Vitorino de Oliveira.

E na manhã deste sábado (23), foi a vez das 50 cidadãs, que agendaram consulta no PAISMCA, ter acesso aos procedimentos de saúde e ouvir sobre os cuidados com a saúde integral da mulher.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui