Categorias

Pacientes do Centro de Reabilitação Fisioterápico terão atendimentos individuais nas Academias Populares

Parceria municipal dará continuidade e auxílio para a recuperação dos assistidos

Os pacientes que tiveram o tratamento concluído no Centro de Reabilitação Fisioterápico Municipal poderão melhorar a qualidade de vida com a realização de práticas esportivas, individualizadas e gratuitas, nas duas Academias Populares de São Pedro da Aldeia. A parceria, entre a unidade de Saúde e a Secretaria de Esportes e Lazer, tem o objetivo de contribuir com a recuperação dos atendidos, além de promover a socialização por meio do esporte. Os treinamentos vão respeitar as necessidades e as restrições físicas de cada aluno. 

O encaminhamento dos pacientes para as academias será feito pelo Centro de Reabilitação. Os atendidos deverão realizar a inscrição na sede da Secretaria de Esportes e Lazer, localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, ao lado da Casa da Cultura, no Centro, das 8h30 às 17h. É necessária a apresentação da cópia de documentos de identificação pessoal com foto, comprovante de residência e atestado médico informando possíveis restrições e patologias. 

“Iniciamos os atendimentos especiais com os pacientes de reabilitação oncológica. Agora progredimos para os pacientes da reabilitação fisioterápica, traumatológica e neurológica. A atividade física é essencial para a promoção da saúde. É de grande importância passarmos essa informação para toda a população”, disse o secretário adjunto de Esportes e Lazer, Ricardo Ramos Gaspar.

A Coordenadora da Fisioterapia e Diretora Técnica do Centro de Reabilitação, Fernanda Suzarte, destaca que a atividade física atua além da recuperação física, auxiliando a qualidade de vida dos pacientes. “A fisioterapia devolve a autonomia dos atendidos para as suas atividades diárias. Com a prática esportiva, ele terá continuidade do treinamento, reforço muscular, e uma nova oportunidade de sociabilização. Vai além da recuperação patológica, é mudança na qualidade de vida”, explicou. 

A academia popular do Centro está localizada ao lado da Praça Hermógenes Freire da Costa e, a do Bairro São João, na praça principal da localidade. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 6h às 10h e das 16h às 20h.

Atividades físicas para mulheres reabilitadas do tratamento de câncer de mama
As mulheres em processo de reabilitação do tratamento de câncer de mama também terão a oportunidade de realizar práticas esportivas gratuitas e individualizadas nas Academias Populares. A medida é uma parceria entre a Secretaria de Esportes e Lazer e o grupo Amigas da Mama. As mulheres devem realizar as inscrições na sede da secretaria.

Cuidados na pandemia
Por conta da pandemia do coronavírus, o número de alunos por turmas é limitado. Cada participante deverá ter sua própria garrafa de água e toalha. Durante as atividades físicas, deve ser evitado o contato das mãos com olhos, boca e nariz. É imprescindível higienizar as mãos com frequência com álcool em gel e uso de máscara. Todos os espaços e profissionais seguem os protocolos de segurança para a prevenção da doença, com higienização das estruturas regularmente.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Fechar Acessibilidade