Plano Municipal de Turismo entra em fase de pré-projeto

A elaboração do Plano Municipal de Turismo de São Pedro da Aldeia entrou em uma nova fase. Entre as doze diretrizes definidas durante os encontros seis foram consideradas prioritárias. Agora, elas vão ser documentadas e irão fazer parte de um pré-projeto, que vai embasar as próximas discussões.

Renato Fulgoni

As diretrizes consideradas prioritárias foram Lagoa de Araruama, Serra de Sapiatiba, Casa da Flor, Centro Histórico Cultural, Calendário de Eventos e Perfil do Turista. Para cada uma delas existem metas e objetivos a serem alcançados, que serão demonstrados dentro do pré-projeto. Esse documento será submetido à Procuradoria Geral e apresentado durante uma audiência pública; somente, então, será transformado em projeto de lei para ser apresentado ao Legislativo Municipal.

Para o secretário adjunto de Turismo, Luiz Carlos Rocha, as discussões evoluíram bastante durante as reuniões, e agora o trabalho vai se concentrar nesse projeto de lei, que irá definir qual tipo de Turismo desejamos para São Pedro da Aldeia.

“Vamos agora botar a mão na massa, fazer esse projeto visando as seis diretrizes prioritárias, para que possamos nos concentrar em termos um plano enxuto viável, respeitando a lei e as necessidades do município”, disse.

A elaboração do Plano Municipal de Turismo é uma exigência da Lei Orgânica Municipal e do Ministério do Turismo. A partir dele é que a Secretaria de Turismo passa a ter acesso a verbas específicas para o setor.