Prefeito Fábio do Pastel acompanha visita técnica do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Projeto aldeense destaca a transformação do coco em peças de artesanato sustentável
Prefeito Empreendedor

O prefeito Fábio do Pastel recebeu, nesta terça-feira (15), representantes do Sebrae/RJ para uma auditoria do Prêmio Prefeito Empreendedor. São Pedro da Aldeia está inscrito na categoria Marketing Territorial e Setores Econômicos com o projeto “Arte no Coco”. A iniciativa destaca o trabalho promovido pelo Governo e parceiros com 25 artesãos selecionados em prol do artesanato sustentável.

“O trabalho realizado nesse projeto é muito especial. É uma iniciativa que envolve desde a Prefeitura, com as nossas Secretarias, até os nossos artesãos e a Fazenda Cadal. Fico muito contente em ver um projeto do nosso primeiro ano de governo como possível finalista desse prêmio Sebrae. O mais importante é saber que estamos promovendo novas oportunidades e mudando a vida dessas pessoas, abrindo portas para o microempreendedor aldeense”, afirmou o prefeito Fábio do Pastel.

Foto: Divulgação

A visita foi realizada no Horto Escola Artesanal, local onde é oferecida a oficina “Arte no Coco”. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Renda em parceria com a Fazenda Cadal, parceira do projeto. A proposta é apresentar uma nova oportunidade de renda para os artesãos locais, transformando cascas de coco em peças comercializáveis, como bowls, vasilhas e utilitários. O projeto visa a criação de uma linha de produções artesanais, que agregam a identidade turística do município. Todas as peças são produzidas a partir dos resíduos gerados pela produção local de água de coco.

Foto: Bruninho Volotão

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Viviani, a previsão é de que o número de participantes do projeto dobre até o final do ano, chegando a 50 artesãos. “Nossa meta é colocar esses produtos no mercado, fechando parcerias com hotéis, pousadas, restaurantes e hostels. Para os artesãos, o ‘Arte em Coco’ tem previsão de alcançar uma receita média de 2 mil reais por mês e isso é muito importante, porque fomenta a economia do microempreendedor e ainda coloca o município em evidência. Agradeço à Fazenda Cadal pela grande parceria desde o início e por doar o coco utilizado nas peças”, destacou.

Foto: Divulgação

De acordo com a instrutora da oficina, Kátia Carvalho, os produtos começam a ser comercializados nesta terça-feira (15) em um dos boxes da Casa do Artesão, no Centro, local que também passou pela visita técnica. “Estaremos expondo nossas peças para a população e turistas interessados em conhecer nosso trabalho. O material é um forte substituto do plástico, já que minimiza os efeitos na natureza. Temos um grupo recente, mas que domina muito a parte técnica e a nossa intenção é aumentar o portfólio de produtos”, afirmou.

Foto: Divulgação

Na ocasião, a comitiva formada pelo prefeito Fábio do Pastel, representantes do Sebrae/RJ e funcionários da Prefeitura aldeense acompanhou de perto o trabalho desenvolvido pela oficina de artesanato “Arte no Coco”, além de todo o processo de produção. O curso está com vagas abertas e os interessados devem procurar o Horto Escola Artesanal, no Balneário das Conchas, para mais informações.

Foto: Divulgação

Coordenadora Regional do Sebrae, Ana Cláudia Vieira explica que a visita de inspeção representa a segunda etapa do Prêmio Prefeito Empreendedor e tem como objetivo verificar as evidências incluídas no projeto inscrito. “A consultora entrevista o prefeito, os gestores públicos envolvidos, os artesãos beneficiados pelo projeto, além de visitar os espaços, para fazer um relatório que será analisado pelo Sebrae Rio. A etapa final vem após a avaliação do projeto por uma banca externa, com todas as evidências, conteúdos, fotos, vídeos e entrevistas”, disse.

Foto: Divulgação

O Prêmio Prefeito Empreendedor é um programa de reconhecimento aos gestores públicos que tenham implementado projetos com resultados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento e desenvolvidos dos pequenos negócios, com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Também participaram da visita técnica os secretários de Agricultura, Trabalho e Renda, Thiago Ribeiro; de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Viviani; de Turismo, Andrea Tinoco; e de Planejamento e Gestão, Paulo César de Souza; do subsecretário de Fazenda, Gustavo Amoêdo, e do chefe de gabinete Moisés Batista.