São Pedro da Aldeia participa da 5ª Conferência Regional de Saúde Mental da Baixada Litorânea

Evento debateu ações e políticas públicas de cuidado psicossocial aos usuários do SUS

O município de São Pedro da Aldeia marcou presença na 5ª Conferência Regional de Saúde Mental realizada nesta terça-feira (15) em Armação dos Búzios. O evento teve como objetivo propor ações e políticas de saúde mental para o cuidado psicossocial aos usuários do SUS. A Secretária de Saúde, Maria Márcia Fontes, e representantes dos núcleos de atenção psicossocial aldeenses estiveram presentes.

Além da presença da secretária municipal, a cidade de São Pedro da Aldeia também foi representada pela coordenadora do Serviço de Residência Terapêutica, Renata Nogueira Antum Gomes, pela coordenadora do CAPSi, Sheila Cristina, e pela coordenadora do CAPS, Gabrielle Ferreira.

Para a assessora especial de Gestão da Saúde Mental, Rosemary Calazans Cypriano, que também esteve presente no evento, o encontro é importante para elaborar novas propostas e rever as atuais políticas públicas.

“Em 2010, tivemos a 4ª Conferência de Saúde Mental, realizada em Brasília. Neste ano a ação se repetirá em novembro e queremos chegar lá com propostas de todos os municípios do nosso país. O objetivo é ampliar e qualificar a rede de atenção psicossocial para gerar mais acesso ao acolhimento, atendimento e acompanhamento a todos os usuários. Então precisamos cumprir algumas etapas, que são as municipais, regionais e estaduais, elencando sugestões que dizem respeito a esses territórios, pensando localmente e ampliando o processo de melhoria. Tivemos nossa etapa municipal aqui em São Pedro da Aldeia em janeiro, e agora se realiza a reunião regional com os municípios da Baixada Litorânea, para que as propostas levantadas em cada cidade sejam reunidas e encaminhadas à conferência estadual, onde os delegados serão escolhidos para apresentar as ações na etapa final em Brasília”, explicou Rosemary Calazans Cypriano.

O Secretário de Saúde de Búzios, Leônidas Henriger, que também é vice-presidente regional do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do estado (Cosems/RJ), abriu o evento, que contou, ainda, com a presença dos secretários de Saúde de Iguaba Grande, Valdeci Pereira Junior e de Arraial do Cabo, Jorge Diniz.

O encontro também teve a participação da superintendente da Atenção Psicossocial e Populações Vulneráveis da Secretaria de Estado de Saúde, Karen Athié, do Coordenador de Atenção Psicossocial, Daniel Elia e do apoiador da Baixada Litorânea, Carlos Eduardo Honorato.