Search

Prefeito Fábio do Pastel oficializa parceria com programa estadual para fortalecimento do artesanato aldeense

Projeto oferece qualificação profissional para dezenas de artesãos locais

O prefeito Fábio do Pastel oficializou, na quinta-feira (20/10), a parceria com o Programa Estadual de Fortalecimento do Artesanato Fluminense (PFAF). A assinatura do termo de cooperação técnica contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Cultura e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), responsável pela execução do projeto na cidade. O programa é idealizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secec-RJ) e tem beneficiado dezenas de artesãos aldeenses com curso de formação e capacitação em áreas como empreendedorismo, atendimento ao cliente e marketing.

“A valorização do artesão e do artesanato aldeense é muito importante para nós, por isso, toda ação que ofereça oportunidades e o devido respeito a estes trabalhadores é bem-vinda em São Pedro da Aldeia. Fico muito feliz pelo nosso município ter sido uma das cidades selecionadas no estado para participar do programa, isso mostra que estamos no caminho certo”, comentou o prefeito Fábio do Pastel. 

Foto: Gabrielly Costa

O secretário de Cultura, Thiago Marques, destaca que o município está na fase final da formação dos artesãos e que a próxima etapa envolve a realização de uma feira. “Os artesãos estão animados com o curso, com o aproveitamento que estão tendo com as aulas e com o objetivo final, que é colocar em prática o que estão aprendendo e a montagem da feira. Uma parte importante do programa, que ainda vamos receber, é a estruturação do evento. A Secretaria de Cultura vai receber do programa estadual palco, som, iluminação e as barraquinhas dos artesãos. Com essa estrutura, poderemos continuar com o projeto depois desse pontapé inicial”, explicou. 

Ao todo, 46 cidades do estado do Rio de Janeiro foram contempladas pelo programa. O projeto é dividido em quatro eixos, executados pela UERJ: formação e capacitação do artesão, já em andamento na cidade; estruturação de pontos de comercialização (feiras); ativação cultural dos pontos de comercialização e pesquisa. A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa é responsável pela viabilização dos recursos financeiros. 

Foto: Gabrielly Costa

O supervisor do programa, Guilherme Nanni, falou sobre o momento. “É muito importante e simbólico a gente estar aqui para poder, de fato, formalizar esse convênio entre a UERJ, a instituição que está executando o programa idealizado pela Secec-RJ, e o município de São Pedro da Aldeia. A parceria com a Secretaria Municipal de Cultura tem sido muito frutífera. A equipe acolheu o programa de uma maneira muito carinhosa, ajudando a motivar e engajar os artesãos”, destacou.

Também participaram do encontro a servidora da Secretaria Municipal de Cultura, Karoline Giordano, que atua como ponto focal entre o município e o PFAF; o assessor jurídico do programa, Renan Uccelli, e a produtora Paula Magalhães.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui