Prefeito Fábio do Pastel participa de lançamento da dragagem do Canal do Itajuru

Material a ser dragado será utilizado para recomposição da faixa de areia em 28 pontos da região

O prefeito de São Pedro da Aldeia e presidente do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, Fábio do Pastel, participou da solenidade de lançamento das obras de dragagem do Canal do Itajuru (Lagoa de Araruama). O evento foi realizado nesta quinta-feira (31), no auditório da Universidade Veiga de Almeida, e reuniu diversas autoridades da Região dos Lagos e do Estado.

Além de melhorar a troca hídrica entre o sistema lagunar e o oceano, a obra também beneficiará todas as praias de São Pedro da Aldeia, que receberão o material para recomposição da faixa de areia. A licença ambiental para o serviço foi entregue durante a cerimônia. Ao todo, serão 28 pontos de engorda de praia em toda a região.

Material a ser dragado do Canal do Itajuru será usado na recomposição da faixa de areia de todas as praias de São Pedro da Aldeia.
Prefeito Fábio do Pastel e o secretário de Estado de Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha
Foto: Divulgação

Na oportunidade, o prefeito Fábio do Pastel destacou que as obras de dragagem irão beneficiar pescadores, a área turística e a economia em geral. “Hoje é um dia de muita felicidade para todos nós da Região dos Lagos, sabemos que a Lagoa de Araruama é algo muito importante para todos os municípios. Agradeço ao secretário Thiago Pampolha e ao governador Cláudio Castro, que tem olhado para a nossa região de forma diferenciada”, disse.

O serviço realizado no Canal do Itajuru conta com investimento do Governo do Estado de mais de 22 milhões de reais e vai beneficiar todos os municípios banhados pela Lagoa de Araruama. A iniciativa visa dragar 350 mil m³ de material em três trechos do Canal, melhorando a navegabilidade, a circulação hidrodinâmica e dinamizando a economia local. O prazo para execução da obra é de 10 meses.

Autoridades no lançamento das obras de dragagem do Canal do Itajuru
Foto: Divulgação

O evento contou com a participação dos secretários municipais de Governo, Luiz Fernando Gomes Junior; de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira; de Obras e Desenvolvimento Urbano, Fernando Frauches; de Planejamento e Gestão, Paulo César de Souza; do procurador-geral Peter Samerson, do chefe de gabinete, Moisés Batista, e do assessor especial Edmilson Bittencourt. Também estiveram presentes os secretários de Estado de Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, e de Infraestrutura e Obras, Max Lemos, além de prefeitos da região.