Prefeito Fábio do Pastel se reúne com representantes da Secretaria de Estado de Cultura

Encontro abordou a construção do complexo cinematográfico de São Pedro da Aldeia
Foto: Divulgação

O prefeito Fábio do Pastel recebeu, nesta sexta-feira (02/06), os assessores da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC-RJ), Thiago Sales e Adenilson Honorato. A reunião teve como objetivo atualizar a gestão municipal sobre o andamento das obras de construção do cinema de São Pedro da Aldeia. O complexo cinematográfico é fruto de uma parceria entre a Prefeitura aldeense, o Governo do Estado e a Agência Nacional do Cinema (Ancine), no âmbito do programa “Cinema da Cidade”.

O encontro aconteceu na sede da Prefeitura aldeense e também contou com a participação dos secretários municipais de Cultura, Thiago Marques, de Governo, Luiz Fernando Gomes Jr., e de Planejamento e Gestão, Paulo César de Souza.

Foto: Gabrielly Costa

O prefeito Fábio do Pastel falou sobre a iniciativa. “O cinema está sendo construído ao lado do Teatro Municipal, que nós reinauguramos há pouco tempo, e agora estamos ansiosos para a inauguração desse complexo, que é uma conquista muito grande para toda a população de São Pedro da Aldeia”, comentou.

O gerente executivo do programa “Cinema da Cidade” e assessor da SECEC-RJ, Thiago Sales, destaca que o complexo é planejado para atuar como um centro cultural, onde serão desenvolvidas várias atividades. “A gente tem a previsão de término da obra para início de agosto, então agora, estamos na fase de pensar na operacionalização desse cinema, de forma a atender a realidade da cidade. Por isso, a gente visita e conversa com os gestores locais para adaptar o projeto de concessão para a iniciativa privada dentro da necessidade do município e dos anseios da população, gestores culturais e artistas”, destacou.

Foto: Gabrielly Costa

Após a reunião no gabinete do prefeito Fábio do Pastel, o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, acompanhou os assessores estaduais em uma visita técnica ao local da obra e também a outros equipamentos culturais do município. “A reunião foi muito produtiva, a gente teve a oportunidade de visitar o espaço, que está com as obras bastante avançadas. Fomos informados que o próximo passo é a licitação dos equipamentos da sala de cinema e a expectativa é de que o cinema seja inaugurado ainda esse ano, o que é muito importante para a gente. Esse ano, nós temos também a Lei Paulo Gustavo para operar aqui e boa parte do recurso que vem para São Pedro da Aldeia é destinada para audiovisual, então ter esse cinema funcionando é motivo de mais uma vitória para a Secretaria de Cultura”, afirmou Thiago.