A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio das Secretarias de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda; de Saúde e de Urbanismo e Habitação, realizou reunião com os feirantes do município para que os mesmos se adequem às regras sanitárias e de postura para o bom funcionamento da Feira Municipal, que ocorre às sextas-feiras, no bairro Nova São Pedro.
De acordo com o secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, a secretaria está de portas abertas para auxiliar os feirantes na normatização para a venda de seus produtos, principalmente os de origem animal e os que necessitam de processamento.
“Existem as legislações federal estadual e municipal e todas são rígidas quanto aos padrões de fabricação, armazenamento e comercialização de produtos de origem animal, como carnes, queijos e outros. Os feirantes devem nos procurar para que sejam orientados quanto aos produtos que comercializam”, explicou.
O diretor de Vigilância Sanitária, Júlio Peralva, também colocou seu departamento à disposição dos feirantes, explicando que comercialização de produtos como carnes e queijos são padronizadas e exige uma série de certificações.
“É necessária a identificação da origem, o selo de qualidade, nota fiscal e tudo isso vem sendo cobrado pelas autoridades do Poder Judiciário. Os feirantes que trabalham com esses produtos e também os processados, como farinha, tapioca e outros, devem nos procurar para auxiliarmos na adequação às regras”, disse Júlio.
O Departamento de Posturas também está orientando os feirantes ao cumprimento de regras na comercialização de produtos industrializados, como roupas e outros.