Prefeitura aldeense vai reutilizar água de Estação de Tratamento

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Ambiente, Lagoa e Pesca, irá receber um tanque com capacidade de 10 mil litros para utilizar a água tratada na Estação de Tratamento (ETE) da Prolagos (água de reuso) nas praças públicas, parques e jardins do município. O material será entregue em cerimônia que acontecerá na próxima terça-feira (02), às 10h, no Horto Escola Municipal, no Balneário.

O tanque será adaptado a um carro da municipalidade, que percorrerá áreas públicas do município onde existam plantas e árvores para rega. O tanque será reabastecido de acordo com a demanda.

Para o prefeito Cláudio Chumbinho, esse é um momento muito importante para o meio ambiente do município.

“Estamos passando por momento crítico de escassez de água, a palavra da vez é sustentabilidade. Nesse sentido, São Pedro da Aldeia vai sair na frente e reutilizar a água que seria desperdiçada e jogada na lagoa, local que não é adequado, pois afeta a salinidade da água. Estamos reaproveitando o material e ao mesmo tempo fazendo economia  e cuidando da preservação das espécies da nossa lagoa”, disse.

De acordo com a secretária das pastas, Adriana Saad, a água tratada na ETE é limpa e só não pode ser utilizada para consumo humano.

“É água potável, porém só utilizável para limpeza e rega de plantas. Com a crise de água no planeta, é bom evitarmos mais esse desperdício. Cada litro de água de reuso representa um litro de água conservada nos mananciais” afirmou.

]]>