Prefeitura de São Pedro da Aldeia abre inscrições para cursos de qualificação profissional

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, está com inscrições abertas para diversos cursos de qualificação profissional na cidade. Os cursos serão ministrados pelos Institutos Federais e pelo Sistema S, divididos em PRONATEC-FIC, Programa Mulheres Mil e de iniciativa dos ofertantes. Os interessados devem procurar o Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT), localizado na Praia do Centro, ao lado da Defesa Civil, das 8h30 às 17h. A documentação requerida compreende cópia da identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade. Entretanto, alguns cursos podem solicitar outros documentos. São oferecidas, aproximadamente, 25 vagas por curso e o início das aulas está previsto para setembro.

Diretor de trabalho, Marcos Salaibe explica o processo. “As inscrições estão abertas para todos os cursos. Os interessados devem vir ao CAT com cópia da Identidade e do CPF, um comprovante de residência e comprovante de escolaridade. Para alguns cursos serão solicitados outros documentos. Depois, provavelmente ainda neste mês, serão abertas oficialmente as matrículas. Nessa ocasião, chamaremos todos os inscritos, em ordem de chegada, para confirmar a matrícula. Os que sobrarem ficarão em um banco de reservas e serão chamados assim que surgirem novas vagas”, disse.

Vale lembrar que os cursos do PRONATEC-FIC (Formação Inicial e Continuada) possuem um público-alvo para o preenchimento das vagas, que está listado ao fim da matéria. Já o Programa Mulheres Mil tem como objetivo atender às mulheres em risco de vulnerabilidade social, enquanto os cursos de iniciativa dos ofertantes são oferecidos pelas instituições e não têm vínculo com o PRONATEC ou qualquer outro programa oficial.

Segue abaixo a lista de cursos com inscrições abertas para esse segundo semestre:

PRONATEC

Assistente de Operação de Logística Portuária (IFRJ) Escolaridade mínima: Ensino Médio Completo

Auxiliar Administrativo (SENAC e SENAI)

Escolaridade mínima: Ensino Médio

Auxiliar de Secretaria Escolas (IFRJ)

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental Completo

Auxiliar de Pessoal (SENAI)

Escolaridade mínima: Ensino Médio Incompleto

Inspetor Escolar (IFRJ)

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental II Incompleto

Operador de Petróleo e Gás (IFRJ)

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental II Incompleto

Pedreiro de Alvenaria (SENAI)

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental I Incompleto

Preparador de Doces e Conservas (SENAR)

Pintor de Obras (SENAI)

Viveiricultor (SENAR)

MULHERES MIL

Artesã de Biojoias

Artesã de Bordado à Mão

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental I Incompleto

Preparadora de Pescados (IFRJ)

INICIATIVA DOS OFERTANTES

Confeiteiro (FAETEC)

Escolaridade mínima: Fundamental Completo

Empreendedor (SENAR)

Escolaridade mínima: cursando ou ter completado o Ensino Médio.

Negócio Certo Rural (SENAR)

Padeiro (FAETEC)

* Público-alvo dos cursos do PRONATEC

Beneficiários de programas federais de transferência de renda ou pessoas inscritas no CADÚNICO.

Documentação necessária: xerox do CPF, Identidade, comprovante de residência, escolaridade e NIS(Número de Identificação Social)

Pessoas com deficiência.

Documentação necessária: xerox do CPF, Identidade, comprovante de residência, escolaridade e Autodeclaração de deficiência

Estudantes do Ensino Médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos.

Documentação necessária: xerox do CPF, Identidade, comprovante de residência e declaração da matrícula no Ensino Médio em escola de rede pública

Desempregados

Documentação necessária: xerox do CPF, Identidade, comprovante de residência, escolaridade e requerimento do seguro desemprego ou Termo de rescisão de contrato de trabalho ou Autodeclaração de desempregado

Estudantes que tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral

Documentação necessária: xerox do CPF, Identidade, comprovante de residência e certificado de conclusão do ensino médio e histórico escolar que comprove ter cursado e concluído todas as séries do ensino médio em escola pública ou Certificado de conclusão do ensino médio e declaração atestando a condição de bolsista integral em todas as séries do ensino médio em instituição privada

Povos indígenas, comunidades quilombolas e outras comunidades tradicionais.

Documentação necessária: xerox do CPF, Identidade, comprovante de residência, escolaridade e Autodeclaração de etnia.

Trabalhadores, inclusive agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores

Documentação necessária: xerox do CPF, Identidade, comprovante de residência, escolaridade e Carteira de Trabalho Assinada ou Autodeclaração

Reservistas das Forças Armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica) ou Atiradores de Tiros de Guerra

Documentação necessária: xerox do CPF, Identidade, comprovante de residência, escolaridade e certificado de reservista com período máximo de 12 meses da baixa ou Cartão de Identificação Militar, com identificação de Atirador de Tiro de Guerra