Prefeitura de São Pedro da Aldeia entrega novo cemitério

Jardim Park da Saudade fica no bairro Retiro
Foto: Divulgação

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (08/12), a Prefeitura de São Pedro da Aldeia entregou o novo Cemitério Municipal Jardim Park da Saudade, no bairro Retiro. O novo cemitério era uma demanda urgente da população e um dos principais compromissos do prefeito Fábio do Pastel. Foram entregues, nesta primeira fase de obras, dois módulos de 126 lóculos (gavetas) verticais em cada, totalizando 252 lóculos (gavetas).

Foto: Denis Costa

O prefeito Fábio do Pastel falou sobre a importância da obra. Com o novo local o povo aldeense poderá sepultar seus entes queridos com mais dignidade. “A construção deste cemitério é mais um dos desafios, problemas crônicos de São Pedro da Aldeia, que nós pegamos para resolver. Vai ser muito mais do que está pronto hoje. Eu faço aqui o que prometi, junto com os secretário e servidores, junto com os vereadores. Eu me comprometi a fazer o melhor”, falou.

Nesta primeira fase, de forma emergencial, foram feitos o cercamento (muro) e as primeiras gavetas de sepultamento. Com a conclusão total da obra, o cemitério contará com quatro capelas climatizadas, capela ecumênica, estacionamento, banheiros e toda infraestrutura necessária, e serão construídos mais 1242 lóculos (gavetas) e 96 lóculos (gavetas) infantis, totalizando 1590 lóculos (gavetas).

O vice-prefeito Julio Queiroz, destacou a nova fase de São Pedro da Aldeia. Segundo Julio, a cidade está em evolução.

A Secretaria de Serviços Públicos ficou responsável pela execução da obra. O secretário da pasta, Raimundo Teixeira, destacou o trabalho realizado no local. “Hoje é um dos dias alegres de nossas vidas. Saber que o cemitério vai trazer dignidade para a população aldeense. O cemitério antigo encerra seu ciclo no centro da cidade”, disse.

Prefeito Fábio do Pastel e o secretário de Serviços Públicos, Raimundo Teixeira, posam ao lado da placa de inauguração.
Foto: Denis Costa

O secretário de Meio Ambiente, Mario Flavio, explicou mais detalhes sobre o sistema e a preservação ambiental do local. “Eu diria que este cemitério é ecológico. Não existe nenhum contato com o solo, tem o equipamento que trata o chorume através de um sistema de inativador de gases. É um cemitério atendendo a todas as diretrizes ambientais e foi construído seguindo norma técnica do Inea, que estabelece uma licença ambiental simplificada para atender a questão do Covid. Esta primeira fase atende todas as condicionantes e na segunda fase também já estamos em processo de licenciamento em definitivo. O prefeito está de parabéns. Este é o melhor projeto ecológico de cemitério que existe hoje no país”, declarou.

A construção do cemitério no bairro Retiro foi estratégico no quesito de crescimento do local. O secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Fernando Frauches, deu mais detalhes do planejamento para a localidade. “Escolhemos o Retiro justamente pelo desenvolvimento da cidade voltado ao local. Conseguimos junto ao Estado a primeira fase do asfalto, que vai desde o condomínio Cisne Branco até a Estrada da Caveira. Já estamos desenvolvendo a segunda fase do projeto que é chegar até depois do Tamir. A própria Estrada da Caveira ligando a Rodovia 106 a Estrada do Retiro. E é um empreendimento público que vem para o Retiro. Então, já fizemos as reformas da UBS e da escola, estamos trazendo o asfalto, chegou o cemitério, vamos trazer a água e iluminação pública também”, apresentou.

O cemitério antigo tem mais de 400 anos e não acompanhou o crescimento da cidade. Ficou anos sem receber manutenção e ampliações. Tudo isso agravado pelo grande aumento do número de mortes registrado no período de dois anos da pandemia da Covid-19.

Representaram a Câmara Municipal aldeense o presidente, Denilson de Souza, que expressou o avanço do bairro Retiro com a chegada do cemitério à localidade. O vereador Vitinho, que fez a indicação do projeto, também destacou o desenvolvimento do local.

Estiveram presentes, os secretários de Agricultura, Thiago Ribeiro; de Assistência Social, Diana Alves; a Controladora-Geral, Danielle de Souza; de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Viviani; de Fazenda, Renaldo Martins; de Governo, Luiz Fernando Junior; de Planejamento de Gestão, Paulo César de Souza; de Segurança e Ordem Pública, José Maria Cadimo; de Obras, Fernando Frauches; de Cultura, Thiago Marques; de Esportes e Lazer, Ricardo Ramos; de Educação, Sheila Atalla; de Turismo, Andrea Tinoco; o superintendente do Previspa, Mario Cesar Cordeiro e o Chefe de Gabinete, Moisés Batista.

Outros vereadores também foram à solenidade: Mislene Conceição, Chiquinho de Dona Chica, Marcio Soares, Fernando Mistura, Cristianey Chimbiu, Franklin Ribeiro, Jean Pierre e Isaias Pinheiro.

Além das autoridades e convidados, o Pastor Davi, o Padre Monsenhor Guedes e o presidente da Prolagos, Pedro Freitas, marcaram presença.