Prefeitura de São Pedro da Aldeia inaugura Sala de Sedação no Centro de Especialidades Odontológicas

Cidade é a única no país a ter o equipamento municipalizado, criado especialmente para atender crianças e pacientes com deficiência

Garantir acolhimento humanizado e mais qualidade de vida a crianças e pacientes com deficiência durante o tratamento odontológico. Foi com esse objetivo que a Prefeitura de São Pedro da Aldeia inaugurou, na quinta-feira (21/03) a Sala de Sedação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). A cerimônia contou com a participação do prefeito Fábio do Pastel, de secretários municipais, vereadores e da sociedade civil.

O prefeito Fábio do Pastel comemorou a conquista, enfatizando o constante trabalho da gestão pelo acolhimento de qualidade aos pacientes do SUS. “Nós somos a única cidade no Brasil oferecendo esse tratamento pelo município. O momento é de muita felicidade, de muita honra. Não foi um trabalho de cinco dias, nem de cinco meses, aconteceram muitas conversas para chegar a esse resultado, mais um grande benefício à população aldeense. Temos trabalhado muito, indo sempre a Brasília, sempre buscando o melhor para São Pedro da Aldeia e colocando o coração e a sensibilidade à frente faremos mais por nossa cidade”, afirmou.

A secretária de Saúde, Maria Márcia Sampaio Fontes, falou sobre o novo dispositivo. “Para nós é um passo muito grande, porque acompanhamos as dificuldades de uma mãe ou pai levar uma criança para atendimento dentário em outro município. Por este motivo, já vínhamos pensando em como melhor atender a este público e quando nos foi apresentada a Dra. Roberta, que veio através da vereadora Mislene, abraçamos a ideia de poder ofertar um acolhimento humanizado e qualificado a este público, em sua própria cidade”, declarou.

O coordenador da Saúde Bucal, Lucas Agualusa da Rocha, fez os agradecimentos em nome dos funcionários do CEO. “Idealizamos este projeto especialmente para as mães dos pacientes que precisavam ser submetidos a tratamento sob sedação, e tinham que se deslocar até a capital do nosso Estado, passando o dia todo fora de casa”, comentou.

A dentista que será responsável pelos atendimentos no espaço, Robertha Tulio da Silva Maciel Braun dos Santos, também falou sobre o projeto. “Vim morar nesta cidade com a esperança de encontrar paz e felicidade para minha família e não encontrei aqui somente isso, pois tive minha realização e reconhecimento profissional. Esta Sala de Sedação é o sonho de uma vida, a fim de proporcionar qualidade e humanização no atendimento odontológico. Guardei meu sonho esperando colocá-lo em ação e foi justamente aqui, em São Pedro da Aldeia, que Deus disse ‘vai lá, onde terão pessoas para te apoiar’. Agradeço a todos que se sensibilizaram e entenderam que esta não é apenas uma causa, mas, sim, um legado”, disse.

A Secretaria de Saúde ressalta que a técnica de sedação é fundamental para que um centro odontológico especializado realize o atendimento de pessoas com deficiência de forma plena, principalmente crianças, pois existe uma parcela da população que não permite a manipulação odontológica ambulatorial convencional.

O objetivo é promover o acesso às ações e aos serviços de saúde, oferecendo cuidado qualificado e humanizado, de forma integral, às pessoas com deficiência temporária ou permanente, progressiva, regressiva ou estável, intermitente ou contínua no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Sala de Sedação está localizada no CEO, anexo à Secretaria de Saúde, localizada à Rua Antônio Benedito Siqueira, 387, Centro, com atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.