A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento realizou uma atividade de educação ambiental com alunos da Escola Municipalizada do Vinhateiro. Cerca de 30 alunos do 6º ano participaram de uma caminhada ecológica no Morro São Francisco, que faz parte do núcleo D do Parque Natural da Mata Atlântica Aldeense. A atividade foi realizada em alusão ao aniversário de criação da unidade de conservação ambiental.
O objetivo da atividade foi conscientizar as crianças sobre a existência e importância do Parque Natural Municipal da Mata Atlântica Aldeense. Durante a ação foram apresentadas as características da unidade, flora e fauna, além da visita aos montes Celeste e das Oliveiras, localizados no bairro Vinhateiro.
A fiscal ambiental da secretaria de Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento, Daiana Cabral, falou sobre a importância da atividade.
“Fizemos uma conscientização no local e abordamos a necessidade de preservação. Discutimos com os alunos os conflitos ambientais existentes nos bairros, passamos por assuntos como descarte irregular de lixo, caça ilegal, desmatamento e outros assuntos. Essa atividade foi pensada para celebrar o aniversário de criação do Parque Natural da Mata Atlântica Aldeense, uma importante unidade de conservação da nossa cidade”, disse Daiana, uma das organizadoras da ação.
O Parque Natural Municipal da Mata Atlântica Aldeense foi criado em 13 de setembro de 2013 pelo Decreto Municipal nº 116/2013, de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação. A área da unidade de conservação passou por redelimitação por meio da Lei municipal nº 2623/2015. O PNMMAA está localizado a quatro quilômetros do centro de São Pedro da Aldeia, possui 240 hectares e é uma das poucas reservas de Mata Atlântica remanescentes no Estado do Rio de Janeiro. O Parque abrange áreas da zona leste e norte do município de São Pedro da Aldeia e possui importante valor histórico, cultural e socioeconômico na cidade.