Search

Prefeitura de São Pedro da Aldeia reinicia projeto de escolas cívico-militares no município

Continuidade do programa foi possibilitada pela Lei Complementar 216

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia realizou, na quarta-feira (03/04), as cerimônias que marcaram o reinício do Programa Escola Cívico-Militar na E. M. Profª Dulcinda Jotta Mendes (São João) e na Escola Municipal Profª Miriam Alves de Macedo Guimarães (Fluminense). Em março de 2024, o prefeito Fábio do Pastel sancionou a Lei Complementar 216, que alterou a estrutura organizacional do município e possibilitou a permanência do programa no município. Pais e responsáveis de alunos das unidades escolares com o modelo de ensino aprovaram a iniciativa.

Na oportunidade, o prefeito Fábio do Pastel celebrou o retorno do programa ao município. “Foi um desafio muito grande, ficamos preocupados, mas a população abraçou a ideia e nós lutamos para o programa permanecer e conseguimos. Pedi um tempo aos pais e responsáveis para fazer os cálculos com o orçamento da Prefeitura para darmos continuidade ao projeto, mas podem ter certeza que estamos assumindo essa escola cívico-militar. Agora, aos jovens, retornamos com o programa pelo futuro de vocês. Vou lutar com todas as minhas forças para oferecer educação de qualidade em nossa cidade”, comentou. 

A secretária de Educação, Sheila Atalla, relembrou a trajetória para manter o programa no município. “Quero agradecer a presença dos pais e alunos. A luta de vocês não foi em vão, foi contemplada pela vontade do nosso prefeito. Antes de encerrar o ano letivo, nós estivemos com a comunidade para saber o que a população queria, mesmo com o encerramento feito pelo Governo Federal. Nós corremos atrás e iniciamos a nossa luta para que o município pudesse assumir e manter o programa. Estamos investindo no futuro dos nossos alunos, desejamos que cada um de vocês tenha um futuro brilhante”, disse. 

A diretora da Escola Municipal Prof.ª Dulcinda Jotta Mendes, Lucilea Souza, agradeceu ao público presente. “Fico muito feliz pela oportunidade de continuarmos com o programa cívico-militar na nossa escola. Quero agradecer ao nosso prefeito, à nossa secretária e a sua equipe, a minha equipe da escola Dulcinda, aos responsáveis que estão sempre junto com a gente. Muito obrigada aos nossos alunos, afinal, sem eles não há escola e são uma parte importante”, falou.

A diretora da E. M. Profª Miriam Alves de Macedo Guimarães, Maria Nazareth, destacou o empenho da Secretaria de Educação. “É uma honra muito grande estarmos reiniciando este projeto. Quero agradecer o empenho da Secretaria de Educação, com a nossa secretária Sheila e sua equipe, que não mediram esforços para que esse programa retornasse e, principalmente, ao nosso prefeito. Eu lembro que, em dezembro, nós dissemos aos pais, responsáveis, colaboradores e à comunidade escolar, que o prefeito ia fazer o possível e o impossível para que esse projeto retornasse. E, hoje, a gente tem a prova de que o programa retornou. Então, Fábio, mais uma vez, toda essa comunidade escolar te agradece. Muito obrigada”, afirmou. 

Durante a execução do Hino Nacional e do Hino de São Pedro da Aldeia, os alunos do 8º e 9º anos hastearam as bandeiras do município aldeense, do estado do Rio de Janeiro e do Brasil, respectivamente. Também estiveram presentes nas cerimônias, o presidente da Câmara Municipal, vereador Denilson Guimarães, os vereadores Jean Pierre e Mislene; a secretária adjunta pedagógica de Educação, Wânia Dias, a secretária adjunta de Educação, Elaine Mendes, o chefe de gabinete Moisés Batista, a Ponto Focal do Programa Cívico-Militar, Tatiana Melo, e representando a Patrulha Escolar, da 25º BPM, Sargento Viviane e Cabo Andrea.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui