Prefeitura de São Pedro intensifica combate ao mosquito Aedes Aegypti

Ações visam a prevenção a casos de dengue, chikungunya e zika

Com objetivo de impedir o aumento de casos de dengue, chikungunya e zika, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia vem intensificando ações de combate ao Aedes Aegypti, inseto transmissor das doenças. A ação está sendo realizada em resposta ao alto índice de ocorrências de dengue em outros municípios. A Vigilância Ambiental uniu esforços com os agentes que atuam na UBV (fumacê) para uma ação de bloqueio nos limites da cidade.

Os trabalhos, a princípio, se concentraram nos bairros Praia Linda e Balneário, se estendendo ao Baixo Grande, Ponta do Ambrósio, Vinhateiro, Porto do Carro, Orquídea e Alecrim.

Estão agendados dois mutirões, que serão realizados nos dias 14 e 21 de maio. No dia 14 será na Rua do Fogo e no dia 21, na Baleia, quando serão realizadas visitas a domicílios; distribuição de material informativo e orientações de atos simples de combate ao foco do mosquito.

A Secretaria de Saúde notificou até o momento apenas um caso de dengue em 2022, e o levantamento do Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), realizado no município, apresentou resultado de 1,1%, e pede a colaboração da população aldeense para acabar com os focos do Aedes Aegypti. São medidas simples que o cidadão pode adotar para evitar todas as doenças que ele pode transmitir.

Dicas para o combate ao mosquito:

Manter tampadas as caixas e barris de água;

Deixar as lixeiras bem fechadas e descartar o lixo em sacos plásticos;

Não jogar lixo em terrenos baldios;

Colocar garrafas de vidro ou plástico com a boca pra baixo, se precisar guardá-las;

Não deixar a água da chuva acumular sobre as lajes;

Preencher os pratinhos ou vasos de planta com areia;

Para guardar pneus velhos, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.

Fazer a manutenção das calhas com frequência;

Lavar sempre, com água e sabão, os recipientes usados para guardar água;

Os recipientes de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, semanalmente.