A paisagem e a infraestrutura de onze ruas de terra começaram a ser transformadas no bairro Rua do Fogo. A Prefeitura de São Pedro da Aldeia deu início, nesta sexta-feira (12), às obras de drenagem e pavimentação da localidade, atendendo a uma antiga reivindicação da população. A abertura do plano de recuperação das vias públicas aldeenses foi acompanhada com entusiasmo por moradores, pelo prefeito Fábio do Pastel e parte da equipe gestora do município, além do vereador Márcio Soares.
A intervenção é fruto de um convênio da atual gestão com o Departamento de Estrada de Rodagens (DER). O órgão estadual irá ceder insumos e materiais para a obra, que será executada pelo município. Neste primeiro momento, as equipes realizaram uma vistoria técnica do local, com o mapeamento dos pontos em que o manilhamento será necessário. Após, as máquinas farão a preparação do solo.
O chefe do executivo aldeense comemorou a conquista, resultado de inúmeras tratativas junto ao governo do estado. “Iniciamos, hoje, o plano de pavimentação do município, que é o grande objetivo da nossa gestão. Ando pelas ruas e vejo água e lama. Isso sempre me preocupou. Começamos um grande trabalho na Rua do Fogo, que irá se estender para outros bairros aldeenses. Saneamento e pavimentação é a nossa prioridade”, pontuou o prefeito Fábio do Pastel.
A ação terá o apoio da Concessionária de Serviços Públicos de Água e Esgoto – Prolagos. A empresa realizará um levantamento técnico das ruas. A previsão é que uma rede separativa de esgoto seja incluída em pontos estratégicos das vias antes do processo de asfaltamento. “Em primeiro lugar iremos realizar a topografia da área em trabalho em conjunto com a Prolagos. Após, será analisada a questão do esgoto com a colocação de meio fio e o processo de asfaltamento”, explicou o secretário de Urbanismo e Habitação, Fernando Frauches.
Pavimentação é comemorada
A obra terá extensão de um quilômetro e 500 metros. As vias beneficiadas são as ruas Prefeito Arruda Câmara, José Júlio, Pedro Pinheiro, Otacílio Correa, Adenair Nogueira, Eucaliptos, Projetada A, Projetada B, Projetada C, Projetada D, além da Travessa José Júlio. A escolha dos locais teve como critério a contenção do deslocamento de terra para a RJ-140, a Estrada da Cruz, em dias de chuva.
Morador há 30 anos do local, Valdecir Araújo, comentou o impacto positivo da intervenção. “As máquinas passam aqui e deixam tudo um brinco, mas vem a chuva e as ruas ficam ruins. Em certas situações, preciso até usar a enxada para acertar a rua e sair de casa. Com o asfalto, vai melhorar muito a nossa vida. Isso vai acabar”, desabafou.
Antônio visitava a cidade constantemente e há três meses escolheu o município como morada definitiva. Ele recebeu a notícia do asfalto com felicidade. “Vai melhorar a nossa vida em 100%. Vai favorecer demais a população e valorizar o bairro, que é grande e com muitos moradores”, disse.
O vereador Márcio Soares ressaltou a escolha do local para início das intervenções. “Rua do Fogo é um bairro populoso. Temos que priorizar esses locais mais afastados da área central e buscar mais ações para o interior e demais localidades”, ressaltou.