A Prefeitura de São Pedro da Aldeia marcou presença na última reunião de 2025 da Rede Lagos de Desenvolvimento, realizada em Cabo Frio. A iniciativa reúne municípios da Baixada Litorânea com o objetivo fortalecer a integração regional e avançar em pautas estratégias de desenvolvimento econômico. Estiveram presentes o secretário municipal de Obras e Desenvolvimento Urbano, Hildegardo Milagres, o coordenador da pasta, Fabio Scovino, o secretário adjunto de Fazenda, Gustavo Amoêdo, o diretor de Desenvolvimento Econômico, Sandro Bouth, e o assessor da pasta, Rafael Zeca.
A programação contou com a oficina “Gestão, Inovação e Desenvolvimento Regional”, conduzida pelo antropólogo colombiano Santiago Uribe Rocha, referência internacional em resiliência urbana, inovação social e desenvolvimento territorial. Uribe apresentou as transformações realizadas em Medelín, cidade que virou referência em área urbana, alta qualidade de vida e alta qualificação.


O secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Hildegardo Milagres, destacou que a experiência apresentada pode contribuir diretamente para o avanço dos municípios da Baixada Litorânea. “A palestra de Santiago Uribe foi excelente ao abordar como a gestão em Medelín envolveu diretamente a população nas decisões de melhoria urbana e de qualidade de vida, assim, mudando a forma de implementação da política pública na realidade da população. Fico feliz em ver iniciativas como a Rede Lagos, que passam do discurso à prática para beneficiar a população local”, pontuou.
O diretor de Desenvolvimento Econômico, Sandro Bouth, também comentou sobre a iniciativa. “Esta foi uma oportunidade de colocar em prática os pensamentos e as reflexões traduzidas normalmente em projetos, mas que existe realmente uma dificuldade de se colocar em prática. Foi o momento de entender como a gente pode alocar os nossos projetos de uma maneira mais inteligente, com uma probabilidade menor de erros e tentar, dentro das nossas possibilidades, colocar em prática”, afirmou.
