Prefeitura prepara programação especial alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Atividades serão realizadas durante o mês de abril

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia prepara uma programação especial em prol do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 02 de abril. O município irá promover a 2ª edição do “Encontro Azul de Conscientização do Autismo”, voltado aos servidores municipais, nos dias 27 e 28 de abril, e a “Caminhada Azul de Conscientização do Autismo”, em 29 de abril.

O Encontro Azul é promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS). O objetivo é dar continuidade à atualização clínica e científica, por meio do treinamento e aperfeiçoamento dos servidores da Saúde que atuam com indivíduos dentro do transtorno do espectro autista (TEA). Serão realizadas palestras e discussões mediadas por profissionais altamente qualificados e peritos na área.

Já a realização da “Caminhada Azul de Conscientização do Autismo” é fruto de uma ação intersetorial das Secretarias de Saúde, de Assistência Social e Direitos Humanos e de Esportes e Lazer. Aberta a toda população, a iniciativa será realizada no dia 29 de abril, com concentração a partir das 8h, na Praça Agenor Santos, a Praça da Matriz.

Em 2023, o lema segue as determinações das principais caminhadas do Brasil: “Mais informação, menos preconceito”. Além disso, serão realizadas oficinas, cadastramento da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e informativos. O evento também contará com apoio da Academia do Autismo.

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Estabelecida pela ONU como momento de conscientização da sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a data visa combater o preconceito às pessoas diagnosticadas com dificuldade de interação social e presença de comportamentos repetitivos, podendo ocorrer em diferentes graus, classificados de leve à grave.

O TEA é caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados. O objetivo do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado neste domingo (02/04), é difundir informações para a população sobre o transtorno e, assim, reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo distúrbio do neurodesenvolvimento.