Prefeitura realiza evento sobre manejo da aroeira na próxima quinta-feira (20)

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, vai realizar na quinta-feira (20) um dia especial sobre manejo da aroeira, uma planta pouco exigente quanto ao tipo de solo. O evento é voltado a produtores e colaboradores e será realizado no Horto Escola, das 8h às 17h. A iniciativa tem como tema “Extrativismo, Cultivo e Legislação da Aroeira no Estado do Rio de Janeiro”. Na programação, solenidade de abertura, mesa-redonda e salas temáticas.

Secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu faltou sobre o evento. “Há mais de dois anos, um grupo técnico vem discutindo junto ao INEA uma legislação que permita a exploração desse fruto. Com esse dia especial sobre o manejo da aroeira, estamos trazendo a discussão para os mais interessados, que são os produtores, principalmente os da Região dos Lagos, que tem a maior área de ocorrência da aroeira. Esse é um encontro aberto, então todas as pessoas que se interessem pelo assunto estão convidadas a participar”, declarou.

A programação do dia terá início com uma solenidade de abertura composta por autoridades. Em seguida, será realizada uma mesa-redonda sobre o “Potencial de Produção da Aroeira e Legislação do Plano de Manejo Florestal”, mediada pela professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) Patrícia Ferreira.  O evento contará ainda com a participação de José Roberto Fonseca, do Instituto Ecoengenho, falando sobre cooperativismo e oportunidades para extrativismo sustentável e de Flávio Valente, do Instituto Estadual do Ambiente, compartilhando a experiência do INEA na construção participativa da Resolução 124 (Plano de Manejo Florestal Sustentável).

Após a pausa para o almoço, serão realizadas seções temáticas sobre extrativismo e produção. Os presentes poderão participar da discussão a respeito da construção do anexo à Legislação para Manejo Sustentável da Aroreira ou da segunda sala temática, que vai abordar a organização de produtores, os gargalos e perspectivas do beneficiamento e da comercialização da pimenta rosa. Um coffee break será oferecido antes do encerramento oficial.

O evento conta ainda com o apoio da Emater-Rio, Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, entre outros. O Horto Escola está localizado na Rodovia Amaral Peixoto, km 107, bairro Balneário, próximo à UPA.