Prefeitura realiza limpeza preventiva em canais da cidade

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, está realizando a limpeza e desobstrução de canais da cidade. Na quinta-feira (21), o serviço foi realizado no canal da Flexeira. A Defesa Civil está acompanhando o trabalho e dando orientações. A ação tem como objetivo melhorar o escoamento das águas no período de chuvas, evitando alagamentos nas vias e residências próprias. A medida é feita de forma preventiva.

Foto: Divulgação

“Esse é um trabalho feito durante o verão, quando as chuvas são bem mais intensas. Estamos fazendo essa limpeza agora no final do ano nos principais canais que desaguam água pluvial na Lagoa, para evitar alagamentos”, comentou o secretário de Serviços Públicos, Rogério Costa.

O serviço de limpeza e desobstrução, para evitar alagamentos, subida do nível da água e outros transtornos, também foi feita nos canais dos bairros Alecrim e Balneário. Os profissionais realizam o trabalho com o auxílio de uma retroescavadeira.

Foto: Divulgação

De acordo com o coordenador-geral de Defesa Civil, Marcus Dothavio, o trabalho é feito tendo como base o Mapeamento de Risco, que identifica as prioridades dos locais que apresentam transbordamento de canal. “Esta é uma ação preventiva que realizamos, em conjunto com a Secretaria de Serviços Públicos, já antecipando as chuvas de verão; o período de novembro a março é considerado o mais crítico. Paralelo a isso, estamos visitando essas comunidades e fazendo um trabalho de conscientização para manter esses canais limpos, porque, com a população jogando lixo e materiais, ela é a primeira a ser atingida nesse período de maior precipitação pluviométrica”, destacou.