Prefeitura realiza roda de conversa sobre empreendedorismo para alunos do 6º ao 9º ano

Sala do Empreendedor aldeense abordou o tema com exemplos práticos e falou sobre o trabalho do setor
As representantes da Sala do Empreendedor explicaram como é simples abrir sua própria empresa e quais etapas necessárias para mantê-la ativa | Fotos: Divulgação

Quais profissões estão relacionadas ao empreendedorismo e os primeiros passos para seguir este caminho foram alguns dos tópicos abordados nas rodas de conversas ministradas pela Sala do Empreendedor da Prefeitura de São Pedro da Aldeia. Os encontros foram realizados a convite da Escola Almirante Carneiro Ribeiro para as turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Além de exemplos práticos, as representantes do setor explicaram como é prático abrir sua própria empresa e quais etapas necessárias para mantê-la ativa.

Na oportunidade, a responsável pela Sala do Empreendedor, Mariana Cunha, palestrou sobre as profissões que estão no dia a dia dos jovens e que são exercidas por empreendedores, como advogados, veterinários, entre outros. Ela também destacou a importância do alvará para as empresas e como o setor auxilia os empreendedores do município. “Levamos a experiência do que é ser um empreendedor para os jovens e aproveitamos para mostrar detalhes importantes como o papel da Sala do Empreendedor no dia a dia dos comércios que eles mesmos frequentam. Também falamos sobre Microempreendedores Individuais (MEI) e o caminho do dinheiro arrecadado pelos impostos”, apontou.

A assessora Karen Givigi falou sobre a importância do planejamento financeiro para iniciar o próprio negócio e deu exemplos práticos a respeito do cotidiano de um empreendedor. Os alunos tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e comentaram quais profissões sonham seguir. O pequeno Arthur Rodrigues, de 11 anos, interagiu durante toda a palestra e mostrou a iniciativa empreendedora ao contar que já começou pequenos negócios no condomínio onde mora e falou, ainda, sobre os planos para o futuro. “Já comecei uma academia, já vendi algumas coisas que não usava mais e um monte de outras coisas. Eu estou divulgando sempre que posso. Quando eu crescer, quero ser médico ou jogador de futebol. E aí, dos dois jeitos, vou precisar saber divulgar meu trabalho. Até aproveitei a atividade aqui da palestra para me divulgar”, contou.

Já para Isabella Arantes, também do 6º ano, o empreendedorismo feminino chamou a atenção. “Minha parte favorita da palestra foi quando elas falaram das empreendedoras mulheres, que eu acho que elas têm que ser muito destacadas. Quero ter o meu escritório de advocacia e fazer meu próprio negócio. Aprendi muito”, destacou.

Os alunos do 8º ano, Gabriel Gomes Prudente, Ellen Luz, Mariana dos Anjos Alves e Lorenzo Tété elogiaram a iniciativa e mostraram interesse em seguir o caminho do empreendedorismo, cada um em sua área. “Isso vai me ajudar bastante no futuro, já vai começar a dar um caminho, vai ser ótimo. Quero seguir na área da Zoologia ou da Biologia Marinha. Eu vim do Mato Grosso para cá porque minha mãe já está pensando no meu futuro. Vou terminar meus estudos aqui e já estarei na Região dos Lagos quando me formar e começar a trabalhar”, relatou Ellen, de 13 anos.

A Sala do Empreendedor atende ao público das 9h às 16h30 e está localizada na sede da Prefeitura de São Pedro da Aldeia (Rua Marques da Cruz, nº 61, Centro).