O prazo para a primeira etapa da vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa encerra nesta segunda-feira (31). A Campanha de Vacinação Nacional 2021 teve início no dia 1º de maio. Nesta fase, recebem o imunizante animais de todas as idades. A Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Pesca disponibiliza auxílio aos criadores na declaração obrigatória da imunização, que pode ser feita pela internet por conta da pandemia.
O pecuarista precisa comprovar o procedimento por meio da nota fiscal de compra das vacinas e preenchimento da declaração de vacinação. O lançamento deve ser feito no Sistema de Integração Agropecuária (SIAPEC3) ou no link https://bit.ly/3tGkMYg, anexando a nota fiscal de compra das vacinas digitalizada ou por foto, além da declaração preenchida de forma legível. Outros canais disponíveis são o Whatsapp, através do número (21) 98605-1198 ou o e-mail do Núcleo de Araruama (ndaararuama.agriculturarj@gmail.com).
Desde de 2020, devido à pandemia ocasionada pela Covid-19, o produtor rural pode comprovar a imunização através de canais digitais, não havendo necessidade de deslocamento até o Núcleo de Defesa Agropecuária de Araruama, serviço oficial que atende os produtores aldeenses.
A segunda etapa da imunização será em novembro com a vacinação de bovinos e búfalos com idade até 24 meses, de acordo com o cronograma estadual estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A Secretaria de Agricultura, Trabalho e Pesca fica localizada na Rodovia Amaral Peixoto, km 107 s/n, Balneário, atrás do Horto Escola Artesanal. O horário de atendimento é de 9h as 17h, às segundas, terças e quintas-feiras.