Search

Procon aldeense realiza fiscalização especial durante Black Friday

Grandes lojas de varejo foram visitadas pela equipe

Os agentes do Procon de São Pedro da Aldeia realizaram uma operação especial para fiscalizar os estabelecimentos que anunciaram descontos durante a Black Friday. Os agentes buscaram por irregularidades que caracterizam práticas abusivas e propaganda enganosa.O objetivo é assegurar que as ofertas sejam anunciadas de forma clara, sem lesar ou enganar o consumidor. 

Grandes lojas de varejo foram visitadas pela equipe e autuadas por induzirem o cliente ao erro. De acordo com o coordenador do órgão, Márcio Lisboa, em um dos cinco estabelecimentos visitados o preço do encarte divergia do valor cobrado no caixa. “No encarte o produto era oferecido com um preço menor e, na hora do pagamento, o valor cobrado era outro”, contou. 

Das cinco inspecionadas, três lojas foram autuadas e têm o prazo de quinze dias para apresentarem defesa. Em duas delas os agentes encontraram divergência entre o preço final pago pelo consumidor e a porcentagem de desconto ofertada.Também foram lavrados dois autos de infração por irregularidades e ausência de documentação obrigatória.Os fornecedores devem ficar atentos ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) e às normas que regem as relações de consumo.

O Procon orienta que os consumidores fiquem atentos a detalhes importantes na hora da compra, como prazo e possibilidade de troca da mercadoria, condições de entrega e parcelamento. Para os usuários de sites, é importante verificar a segurança dos portais de comércio online. Ao entrar no site, certifique-se de que a barra do navegador usa o protocolo HTTPS e se é exibido um ícone em forma de cadeado fechado. Isso indica que o site é seguro e possui certificado digital.

A população pode enviar denúncias e tirar dúvidas com o Procon por meio de ligações telefônicas e mensagens de Whatsapp para o (22) 2627-6086.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui