Programa Saúde na Escola promove vacinação nas unidades municipais

Ação intersetorial imunizou 265 alunos contra meningite e HPV

A parceria entre as Secretarias de Educação e Saúde promoveu mais uma ação em benefício aos alunos do município aldeense. Com objetivo de garantir a regularização do esquema vacinal de crianças e jovens, o Programa Saúde na Escola (PSE) levou informação e conscientização para alunos do 2º Segmento de Ensino Fundamental. Os estudantes da E. Mz, Paineira, E. M. Profª Dulcinda Jotta de Souza, E. M. Vinhateiro e E. M. Profª Miriam Alves de Macedo Guimarães- Cívico-Militar, foram os primeiros a serem atendidos.

Recebidos pela pesquisadora e coordenadora do núcleo de educação permanente e saúde, Thalísia dos Santos, os alunos assistiram um vídeo instrutivo que aborda o papel da vacina como uma das principais formas de prevenção a doenças. Com espaço aberto para perguntas, também foram faladas as formas de ação dos medicamentos no sistema imunológico. Em seguida, os estudantes seguiram para a vacinação. Foram disponibilizadas vacinas de meningocócica B e HPV, para alunos. No total, 265 alunos foram beneficiados com a ação. Os servidores também puderam receber imunização contra tétano e hepatite.

Foto: Ana Carolina Costa/ Semed-PMSPA

Estudante do 6º ano na E. Mz, Paineira, Ariela Melo, também se vacinou e contou o que levou como aprendizado da iniciativa do Programa Saúde na Escola. “Eu pude aprender que a vacinação salva vidas. Não só a minha, como a vida de parentes, amigos e pessoas próximas, porque a transmissão de doenças diminui quando estamos vacinados. Essa ação foi importante e acaba incentivando todo mundo da escola a tomar a vacina sem medo e também divulgar para outras pessoas os benefícios”, disse a aluna.

O Programa Saúde na Escola é uma política intersetorial que tem como intuito promover pautas sobre saúde e educação que sejam voltadas para crianças, adolescentes e adultos. No total, o PSE atua com 12 ações por ano, com medidas de cidadania e prevenção. Entre um dos principais assuntos escolhidos para o ano letivo de 2022, foi a campanha de situação vacinal. À frente do projeto, juntamente com a coordenadora de Programas Federais, Suely Monica, a também coordenadora da área, Anna Karla Freire, falou da campanha.

“A ação de situação vacinal teve uma boa resposta na comunidade escolar, no que se refere à conscientização da importância da vacinação do nosso público alvo, que foram os alunos do ensino fundamental. Esperamos um resultado, igual ou superior, nas demais escolas”, contou Anna Karla.

Foto: Ana Carolina Costa/ Semed-PMSPA

A projeção é de continuidade da campanha, cobrindo o total de 12 unidades do 2º Segmento da rede municipal. Para participar da ação, os estudantes devem ter em mãos a carteira de vacinação, cartão do SUS e autorização do responsável, enviada previamente pela direção escolar.