Seminário estadual reúne gestores de Cultura em São Pedro da Aldeia

Evento foi promovido pelo Fórum Estadual dos Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura RJ para a troca de experiências e boas práticas de gestão

O município de São Pedro da Aldeia sediou a realização do Seminário de Boas Práticas do Fórum Estadual dos Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura do Rio de Janeiro. O evento, que integra o projeto Caravana do Fórum, teve como objetivo oportunizar o encontro entre os gestores de Cultura dos municípios que compõem a região das Baixadas Litorâneas, visando a troca de experiências. Cerca de 30 representantes participaram do seminário, no Cine Estação.

Foto: Bruninho Volotão

Os participantes apresentaram um breve panorama de suas atuações, relatando os principais desafios e avanços obtidos na implementação de políticas públicas culturais. Para o secretário de Cultura de São Pedro da Aldeia, Thiago Marques, o evento foi uma excelente oportunidade para o aprendizado e a valorização do trabalho que vem sendo executado por cada município, com base nas diretrizes do Sistema Estadual de Cultura.

“Desde quando assumimos o status de Secretaria Municipal, graças ao reconhecimento do nosso prefeito Fábio do Pastel, nós estamos cada vez mais atentos ao compromisso de melhorar as nossas práticas de gestão, com responsabilidade, diálogo e atenção às demandas da sociedade. Sediar este seminário foi extremamente enriquecedor para nós, principalmente neste momento tão importante de reestruturação do Sistema Municipal de Cultura pelo qual estamos passando, com a consolidação do Conselho de Cultura e a adequação da nossa estrutura com os sistemas estadual e nacional. Foi um momento de muita troca, aproximação e também de comemoração dos muitos avanços inéditos que temos alcançado no nosso município”, destacou Thiago.

Em sua fala, o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, também destacou a experiência bem-sucedida do município na área cultural
Foto:
Bruninho Volotão

O evento reuniu representantes de nove das dez cidades que compõem a região das Baixadas Litorâneas: São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo, Armação de Búzios, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Silva Jardim, Saquarema e Rio das Ostras, além da presença de José Sérgio Barros, secretário de Cultura de Paraty, na região da Costa Verde, e de Marcelo Bravo, presidente da Fundação Cultura de Barra Mansa, na região Médio Paraíba, e atual presidente do Fórum Estadual.

“Organizamos uma agenda que contempla todas as regionais. Nas Baixadas Litorâneas, esta foi a segunda edição e tivemos uma grande adesão. Os secretários da região apresentaram seus destaques de gestão e, sobretudo, as dificuldades e os desafios. Desfrutamos de um dia de intensa aprendizagem e compartilhamento de informações. A generosidade entre os gestores consolida o espírito do Sistema Estadual de Cultura que prevê a cooperação entre municípios para impulsionar o desenvolvimento das políticas culturais”, destacou Marcelo.

Evento foi coordenado pelo atual presidente do Fórum Estadual e presidente da Fundação Cultura de Barra Mansa, Marcelo Bravo
Foto: Bruninho Volotão

A assessora técnica de Políticas Culturais da Secretaria Municipal de Cultura de São Pedro da Aldeia, Cleise Campos, que também participou do encontro, explicou que a escolha do município como cidade sede se deu, além da excelente localização geográfica, devido à recente condição de unidade exclusiva na administração do governo municipal. “A criação de uma Secretaria Municipal de Cultura, onde as políticas culturais são mais valorizadas no âmbito da administração pública, é uma motivação para várias outras cidades”, complementou.

Encontro estreitou laços entre os gestores de Cultura da região das Baixadas Litorâneas
Foto: Divulgação

O presidente do Fórum também falou da importância das caravanas que estão sendo realizadas com o intuito de divulgar a Assembleia Cultural prevista para acontecer em junho deste ano, em Volta Redonda, quando será eleita a nova diretoria para o biênio 2022-2024. A próxima edição da Caravana do Fórum está prevista para acontecer na Região da Costa Verde, em Mangaratiba, no dia 13 de abril.

Para a presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, a integração entre os Municípios é muito importante para o desenvolvimento da Cultura, principalmente no interior do Estado. “É muito importante que os gestores culturais se reúnam para que possamos buscar soluções criativas para o setor de uma forma geral, sem esquecer a realidade e as peculiaridades de cada Município. O intercâmbio e a troca de ideias em cada encontro são fundamentais para o desenvolvimento das ações voltadas para a área cultural”, opinou.

Na oportunidade, os gestores de Cultura também aproveitaram para fazer uma visita à exposição de artesanato “Artes da Aldeia”, que está aberta na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos.