Secretaria de Assistência Social aldeense realiza capacitação com servidores da pasta

No evento, foram abordados os desafios do trabalho no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

A equipe da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de São Pedro da Aldeia participou de capacitação no Centro de Formação Professora Ismênia Trindade (CEFOR). A qualificação foi ministrada pela Mestre Solange Guimarães, servidora pública no município por sete anos. Durante o encontro foi abordado o tema: “O real sentido do trabalho no SUAS em São Pedro da Aldeia”. O evento foi organizado pelo departamento da Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A diretora Monique Pinheiro destacou a importância do evento para ressignificar o real sentido do trabalho em equipe. “Sabemos que o trabalho em equipe é um desafio diário. Lidar com pessoas com diversas diferenças, é desafiador sem dúvidas. Pois, em um país onde mais de 10% da população brasileira encontra-se desempregada atualmente, estar empregado é uma vitória e demonstra de certa forma que temos um destaque profissional”.

A subsecretária de Assistência Social, Thuanny Pavão, deu as boas-vindas na abertura do evento e falou da importância da capacitação para todos os trabalhadores da secretaria e seus equipamentos. Ela também abordou como cada servidor pode buscar se aprimorar, fazendo o melhor para atender a população.

Para a palestrante, Mestra Solange Guimarães, é importante para os servidores de São Pedro da Aldeia, terem este novo sentido de trabalho, por causa da modificação da nossa prática de trabalhar durante a pandemia e agora com um novo modelo de acolhimento.

“Este novo significado do trabalho, faz com que estes servidores pensem no novo sentido do papel deles como profissionais, neste momento de tanta necessidade de acolhimento, de ver o ser humano como uma coisa finita, mas importante no dia a dia. Espero ter deixado uma semente no coração de cada um, para que não mudasse o comportamento, porque ninguém muda ninguém, mas deixar uma semente plantada, para que todo mundo pudesse pensar no real significado do seu trabalho e no seu papel dentro do SUAS em São Pedro da Aldeia.”