Candidatos ao Ballet Municipal participam de audição na Escola de Artes

Etapa classificatória definiu os primeiros dançarinos que representarão São Pedro da Aldeia

As etapas de formação do Ballet Municipal de São Pedro da Aldeia seguem avançando. Na última semana, foi realizada a primeira audição entre os candidatos e candidatas que se inscreveram para concorrer a uma das 16 vagas na companhia de dança do município. Ao todo, 10 concorrentes compareceram para participar dos testes de dança e foram avaliados por um júri técnico. A próxima audição está prevista para acontecer no início do mês de junho.

10 candidatos compareceram à primeira audição do Ballet Municipal
Foto:
Divulgação

A avaliação, que aconteceu na Escola de Artes Municipal, contou com apresentações de ballet clássico e jazz, onde os candidatos foram analisados com base em qualidade técnica, capacidade de improviso e versatilidade. Nesta primeira etapa, foram aprovados Cecília Gonçalves, Yzadira Correa, Angelina Azevedo, Giovanna Almeida, Miguel Medeiros e Rakel Vitória.

A avaliação técnica dos concorrentes ficou por conta da diretora da Cia Falcão de Dança de Niterói-RJ, Simone Falcão, convidada especialmente para o júri. A programação foi acompanhada de perto pelo coordenador do projeto, o bailarino e instrutor de dança, Ramirez Menezes, e contou ainda com a presença da diretora da Escola de Artes Municipal, Luiza Mendes, além do secretário e da diretora municipal de Cultura, Thiago Marques e Giselle Lima, respectivamente.

Etapa classificatória aconteceu na Escola de Artes Municipal
Foto:
Divulgação

“Estamos muito felizes em acompanhar de perto a evolução desse projeto tão bacana para a nossa cidade. É muito bom ver jovens tão talentosos e empenhados em desenvolver habilidades na dança, mantendo vivo esse segmento tão importante. A partir de agora, como membros do Ballet Municipal, poderão representar de forma brilhante o nosso município em eventos, festivais e concursos”, destacou Thiago.

De Niterói, a convidada especial do júri, Simone Falcão, já participa há quatro anos de comissões julgadoras de dança no município. “Achei maravilhosa essa iniciativa da Secretaria de Cultura, pela valorização da dança e, principalmente, pelo incentivo dado aos jovens bailarinos. Para esta proposta inicial, os candidatos se saíram bem, mas estão cientes de que precisarão de muita disciplina, determinação, assiduidade e responsabilidade para assumirem tal compromisso”, destacou.

Morador do bairro São João, Miguel Medeiros, de 16 anos, foi um dos aprovados na primeira fase de audições. “Fiquei muito feliz com a notícia, já estou extremamente animado e emocionado. Desde 2019 sou aluno da Escola de Artes, mas nunca tinha tido a chance de participar de uma companhia de dança. Fazer parte do Ballet Municipal faz parte do meu sonho, que é um dia poder viver da arte da dança, como dançarino profissional, professor e coreógrafo. Com certeza, é um passo muito importante para a minha carreira”, disse.

Criado pela Lei nº 3.002, de 17 de março de 2022, o Ballet Municipal visa proporcionar a formação de novos dançarinos para futuras apresentações performáticas cênicas dentro e fora do município. “A ideia é criar uma companhia bem eclética, oportunizando o aprendizado e o aprimoramento dos integrantes nas mais diversas técnicas de danças existentes, passando pelo ballet clássico, jazz, sapateado, dança de salão, danças urbanas e dança contemporânea”, ressaltou o coordenador do projeto, Ramirez Menezes.