Projeto “Comunidades Preparadas” tem início no bairro Rua do Fogo

A Defesa Civil de São Pedro da Aldeia abriu, na terça-feira (20), o projeto “Comunidades Preparadas” no Residencial Quinta São José, do Programa Minha Casa Minha Vida, no bairro Rua do Fogo. O primeiro encontro da programação, que segue até a sexta-feira (23), contou com a participação de 56 moradores. Na oportunidade, foram trabalhadas noções básicas de Defesa Civil e planejamento familiar, além de instruções gerais de segurança e regras de evacuação.

O diretor da Defesa Civil, Marcus Dothavio, avaliou o início do projeto. “Queremos preparar os moradores para qualquer evento adverso ou acidente, dentro de casa ou no coletivo, e nós vimos o interesse de todos em aprender. A maioria dos participantes nunca morou em condomínio e fez bastante perguntas sobre o cotidiano deles ali. O trabalho do ‘Comunidades Preparadas’ é fundamental para as ações da Defesa Civil, esses moradores serão nossas referências e nossos olhos em qualquer eventualidade. Foi um encontro muito interessante”, afirmou.

Foto: Divulgação | Defesa Civil

A programação começou com uma palestra sobre noções básicas de Defesa Civil, ministrada pelo diretor Marcus Dothavio, que abordou as competências e ações da Divisão aldeense, como capacitações, vistorias e orientações, além de apresentar o objetivo do “Comunidades Preparadas”. Após esse momento de abertura, o técnico de Segurança do Trabalho e agente da Defesa Civil aldeense, Edilson Gomes, falou sobre planejamento familiar e deu instruções sobre evacuação, seguido de aula prática.

Foto: Divulgação | Defesa Civil

Uma das participantes é Sônia Waldstein, de 65 anos de idade. “A gente veio para cá muito cru, ninguém aqui viveu em condomínio, e esse projeto está nos dando um embasamento muito grande em relação a tudo, à nossa segurança, dos vizinhos e do imóvel. Temos vários moradores querendo participar, que não puderam estar presentes na abertura. As pessoas entendem a necessidade do aprender, do conhecimento; não importa a idade. Temos pais que pediram para trazer os filhos para que eles possam aprender também”, destacou.

Foto: Divulgação | Defesa Civil

A abertura foi realizada no salão de festas do residencial. Nesta terça-feira (21), a capacitação vai trabalhar questões relacionadas a acidentes domiciliares e primeiros socorros, em parceria com o Portal Defesa Civil. Quatro moradores do bairro Ponta do Ambrósio, que sofreram consequências dos deslizamentos ocorridos no mês de maio, foram convidados a participar da iniciativa.

“Nós convidamos essas pessoas para falar sobre as ações do município no momento do desastre e compartilhar o que elas passaram. Eles serão nossos mobilizadores para o próximo curso, previsto para o início de setembro, na Ponta do Ambrósio”, completou Marcus Dothavio.

Foto: Divulgação | Defesa Civil

O Projeto “Comunidades Preparadas” busca ampliar o conhecimento da população em todas as etapas da gestão de risco, principalmente a prevenção. As palestras são ministradas por uma equipe multidisciplinar, formada por diversos profissionais. A iniciativa conta com o apoio do Portal da Defesa Civil, da Federação Municipal das Associações de Moradores de São Pedro da Aldeia (FEMAMSPA) e da administração do Residencial Quinta São José.

Aqueles que tiverem interesse em promover o projeto em sua comunidade, igrejas e associações de moradores, entre outros espaços, devem entrar em contato com a Defesa Civil, no telefone 2621 6054.