Projeto de incentivo à leitura é apresentado à Secretaria de Educação aldeense durante reunião

A Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia recebeu, nesta quinta-feira (25), a consultora pedagógica Isabel Tubino, o empresário Luciano Szafir, e demais membros da equipe, para uma reunião de apresentação do projeto educacional de incentivo à leitura para a rede municipal de ensino, denominado “Planeta Leitura”. O programa é uma parceria da Editora Melhoramentos e do Instituto Singularidades e tem como objetivo incentivar o hábito da leitura nas escolas com o uso de um kit de obras literárias voltado para cada etapa do ensino infantil e fundamental, incluindo, ainda, o ensino de jovens e adultos. Os profissionais foram recebidos pelas subsecretárias da pasta, Edna Lucena e Elizangela Rigueira.

Foto: Jefferson Viana

A subsecretária de Políticas Pedagógicas, Elizangela Rigueira, afirmou que um dos grandes desafios na prática pedagógica tem sido o incentivo à leitura. “Precisamos dar importância ao ato de ler, considerando que a leitura é um aprendizado para a vida, além de favorecer o desenvolvimento cognitivo e amplia o domínio da linguagem”, destacou.

Foto: Jefferson Viana

A iniciativa tem como um dos idealizadores o escritor Ziraldo Alves Pinto e conta com apoio do empresário Luciano Szafir também na divulgação do projeto. Além de conteúdo para os alunos, o programa também inclui material de orientação aos professores e formação dos profissionais de forma semipresencial e virtual.

A consultora pedagógica, professora Isabel Tubino, apresentou o projeto e falou sobre a iniciativa. “É cada vez mais importante investir em leitura e ferramentar o professor, que é o mediador disso. O projeto foca no texto literário, valorizando a literatura como elemento de transformação, formando os jovens de maneira mais completa e integral, trabalhando com a leitura e também com a formação dos professores”, explicou.

Foto: Jefferson Viana

Os representes do “Planeta Leitura” irão encaminhar um projeto específico baseado nas necessidades de São Pedro da Aldeia. A proposta será avaliada pela equipe da Secretaria Municipal de Educação.