Pronto-socorro municipal passa por reforma e melhorias de infraestrutura

A Unidade também conta com um Centro de Triagem e uma sala específica para COVID-19

O Pronto-socorro de São Pedro da Aldeia passou nas últimas semanas por diversas melhorias no espaço de atendimento e na área externa. As modificações na unidade visam um ambiente mais seguro, arejado e mais organizado para os atendimentos. As intervenções foram realizadas pela Organização Social que gere o Pronto-socorro municipal.

Toda fachada do Pronto-socorro recebeu pintura.
Foto: Renato Fulgoni

Entre as melhorias executadas na unidade de emergência estão pintura geral externa, paisagismo, colocação de bancos de madeira com espaçamento, instalação de dispensador de sabonete líquido e local para lavagem das mãos, placas de identificação nas portas internas e marcação de vagas para estacionamento de automóveis e motocicletas. Durante todo o período de adequação nenhum atendimento foi paralisado.

A instalação dos bancos de forma espaçada tem o objetivo de manter o distanciamento seguro.
Foto: ASCOM/PMSPA
As vagas para carros e motocicletas foram demarcadas, visando melhor organização do estacionamento.
Foto: ASCOM/PMSPA

“Mediante ao que foi feito no Pronto-socorro e ao cenário atual da pandemia de Covid-19, as intervenções oferecem um local melhor identificado, mais confortável e que possa ofertar aos cidadãos um atendimento com mais segurança, sabendo a necessidade de cuidados preventivos e de manutenção da higienização das mãos. Além das intervenções, também passamos a contar com a Sala COVID-19. Onde antes era composta a enfermaria II, hoje foi transformada em sala vermelha II, com estrutura de uma antessala para paramentação, sala de repouso exclusivo para a equipe, área para desparamentação e sala de dispensação de material contaminado. A sala é composta também, por leitos exclusivos e equipados com respiradores”, disse Carlos Kerth, Coordenador de Administração do Pronto-Socorro.

A Sala COVID-19 está equipada com leitos e respiradores.
Foto: Jefferson Viana

As portas internas receberam placas de identificação.
Foto: ASCOM/PMSPA
Algumas áreas receberam ações de paisagismo.
Foto: ASCOM/PMSPA

Pronto-socorro: Da reabertura até a ampliação de serviços

Ao longo da atual gestão, o Pronto-socorro de São Pedro da Aldeia passou por diversas modificações e adequações, visando o melhor atendimento para a população. Fechado completamente, a unidade foi reaberta pelo prefeito Cláudio Chumbinho em 1º de Janeiro de 2013. Em uma atuação de caráter urgente, o chefe do executivo promoveu um choque de ordem na unidade, realizando a primeira reforma e reabrindo o PS para os atendimentos à população.

Em 2016, o Pronto-socorro passou por ampliação estrutural e de serviços.

“Quando assumi a gestão o Pronto-socorro estava fechado e as pessoas procuravam atendimento em outras cidades. Convoquei a equipe e fizemos de tudo para reabrir a unidade. Nosso objetivo sempre foi melhorar o serviço prestado e adequar a estrutura oferecida. Sabemos dos desafios, mas o nosso trabalho é incansável em busca de realizar sempre o melhor”, disse o prefeito Cláudio Chumbinho.

No primeiro dia de 2013, o prefeito Cláudio Chumbinho foi ao pronto-socorro para intervenção e reabertura da unidade.
Foto: Arquivo

Com o passar dos anos, o Pronto-socorro passou por ampliação e readequação.  Há época, os novos ambientes inaugurados no Pronto-socorro incluíram sala vermelha com local para higienização de pacientes, leitos individualizados para mais privacidade, ampliação da sala amarela, sala de isolamento, sala de medicações, área de triagem para classificação de risco, chamada eletrônica e novos equipamentos. Atualmente, o PS também conta com a Sala COVID-19, equipada como uma Unidade para Pacientes Graves (UPG).

Centro de Triagem Covid-19

Fortalecendo o combate à propagação do coronavírus em São Pedro da Aldeia, a população aldeense passou a contar com serviços do Centro de Triagem COVID-19, instalado em frente ao Pronto-socorro municipal. O Centro de Triagem conta com acolhimento, recepção, sala de observação, classificação de risco, consultórios médicos, áreas de paramentação e alimentação, expurgo e leitos. Seguindo os protocolos do Ministério da Saúde, o Centro de Triagem é responsável pela seleção e atendimento de casos de síndromes gripais que apresentem os sintomas da Covid-19, como febre, tosse, coriza e dificuldade de respirar. O Centro funciona das 8h às 20h.

O Centro de Triagem está em funcionamento em frente ao Pronto-socorro.
Foto: Jefferson Viana

“Definimos o horário de funcionamento de acordo com o registro de maior fluxo de pacientes. Os pacientes diagnosticados com Covid-19 que necessitarem de internação, serão encaminhados para uma unidade intermediária, criada dentro do Pronto-Socorro, onde irão dispor dos suportes necessários até a liberação de vaga hospitalar pela Central Estadual de Regulação”, disse a secretária de Saúde, Francislene Casemiro.