Com o objetivo de alinhar ações e fortalecer os laços entre os membros das equipes de trabalho, a Secretaria Adjunta de Cultura de São Pedro da Aldeia promoveu, na tarde desta segunda-feira (3), uma reunião geral na sede da pasta, na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos. O encontro reuniu coordenadores, diretores e assessores dos equipamentos da Cultura, seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19.
Na ocasião, o secretário adjunto de Cultura, Thiago Marques, destacou a importância da integração entre as equipes de trabalho. “A Cultura é parte integrante da nossa sociedade, um povo sem cultura é como um corpo sem alma. E nossa missão é manter viva e vigorante a alma do nosso povo. Não somos funcionários ou somente servidores, precisamos nos enxergar como missionários com o desafio de promover a Cultura. Mas, para que a gente consiga avançar com os nossos projetos, é preciso que todos estejam envolvidos e pensem juntos”, ressaltou.
Participaram da reunião representantes da Casa de Cultura, Escola de Artes, Teatro Municipal, Casa da Flor, Cine Estação e Biblioteca Municipal.
União
Durante o encontro, foram exibidos trechos de vídeos do renomado escritor e dramaturgo brasileiro Ariano Suassuna e do filme “Soul”, da Disney e Pixar, que serviram para suscitar a reflexão sobre a importância da Cultura, dos artistas e da valorização dos espaços culturais, como a Casa da Flor. “Nós temos muitos artistas, músicos, professores, atores e muitos outros agentes culturais no nosso município e temos que trazê-los para mais perto. Precisamos mostrar o que a gente tem de mais valioso para que a gente também consiga crescer”, reforçou o secretário.
Na oportunidade, o secretário relembrou algumas das ações e projetos em andamento na secretaria, como a realização da live “Cultura ao Vivo”, marcada para a próxima quinta-feira (6), às 19h, que vai apresentar à população um balanço das ações da gestão até o momento.
Entre os temas colocados em pauta estiveram a proposta de realização de uma campanha de arrecadação de alimentos em prol dos artistas prejudicados pela pandemia e o projeto de cadastramento on-line dos agentes culturais do município para criação de um banco de dados municipal.
A reunião também contou com a participação virtual de membros das equipes, via videoconferência. Ao final do encontro, foi aberto espaço para que os participantes pudessem esclarecer dúvidas e fazer sugestões.
“Foi um momento muito importante para estarmos juntos. Muitas vezes a gente fica mais afastado, cada um no seu departamento, e essa reunião serviu para fortalecer a nossa integração, principalmente nesse momento difícil de pandemia. Essa união de forças é muito importante para que a Cultura possa caminhar bem”, destacou a bibliotecária Valéria Delvaux.