A Prefeitura de São Pedro da Aldeia está intensificando as ações de combate à proliferação do aedes aegypti na cidade. Na quinta-feira (11/01), a Comissão Municipal de Enfrentamento às Arboviroses reuniu as Secretarias de Governo, Saúde, Serviços Públicos e de Educação, além de representantes do Pronto-socorro Municipal, UPA Pediátrica e Hospital Missão para uma reunião intersetorial. O encontro teve como objetivo alinhar um trabalho conjunto de prevenção e cuidados para combater a proliferação do mosquito.
Em 2023, a Secretaria Municipal de Saúde registrou 249 casos positivos de dengue, todos sem gravidade. Como forma de prevenção, os agentes de endemias da Secretaria de Saúde realizam trabalhos periódicos de controle, verificações e orientações à população quanto ao combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.
“É muito importante somar forças. O combate à dengue deve incluir todos, por isso, nós instituímos essa comissão e contamos com a colaboração da população, visto que a maior quantidade dos focos estão dentro das residências”, ressaltou a diretora da Vigilância em Saúde, Tatiana Leal de Oliveira.
Uma das principais discussões durante a reunião foi a importância de conscientizar a população sobre as medidas preventivas, como eliminar possíveis criadouros do mosquito. Além disso, foi ressaltada a necessidade de uma ação conjunta entre governos e comunidades locais para eliminar o inseto.