Search

Reunião promovida pelo Inea discute obras de desassoreamento do Canal do Itajuru e da Laguna de Araruama

Obras tiveram início nesta sexta-feira (9); areias retiradas serão usadas em praias aldeense

O secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano de São Pedro da Aldeia, Fernando Frauches, participou de uma reunião promovida pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea),  por meio da Diretoria de Recuperação Ambiental (DIRRAM) e da Superintendência Regional Lagos São João (SUPLAJ), na última quinta-feira (08/09). O encontro teve como objetivo alinhar a execução das obras de desassoreamento do Canal do Itajuru, da Laguna de Araruama e das engordas das praias lagunares de seis municípios do entorno. 

A iniciativa reuniu os secretários municipais de Obras de cinco cidades da Região dos Lagos na sede da superintendência, em Araruama. Estiveram presentes os representantes de São Pedro da Aldeia, Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio e Iguaba, que apresentaram as principais pautas e ações necessárias para logística e estruturação viária, reiterando a importância da integração dos projetos e do suporte do órgão ambiental estadual para o desenvolvimento sustentável da região.

O secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Fernando Frauches, destacou os benefícios da iniciativa. “Essas obras impactam diretamente na qualidade de vida dos moradores, uma vez que as intervenções ajudarão a melhorar o canal para a navegabilidade e a troca hídrica entre a Lagoa de Araruama e o mar, elevando assim o potencial de valorizar e impulsionar o turismo local e, principalmente, a pesca artesanal”, disse. 

Também estiveram presentes no encontro o diretor de Recuperação Ambiental do Inea, Daniel Moraes de Albuquerque, o superintendente regional de Lagos São João, Luciano Galdino de Paiva, o Coordenador Técnico Regional, Carlos Henrique Teles Tibáo, além de representantes da empresa executora das obras e dos secretários de cinco das seis cidades diretamente envolvidas no desassoreamento.

OBRAS DE DESASSOREAMENTO COMEÇAM

Mario Flavio acompanha o inicio das obras

As obras de desassoreamento foram iniciadas nesta sexta-feira (9), no Canal do Itajurú, em Cabo Frio e seguem o cronograma. As areias retiradas do fundo da Lagoa serão utilizadas para a engorda das praias de São Pedro da Aldeia. 

O secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, relatou a importância das obras. “É uma ação esperada por todos há muitos anos, a última aconteceu em São Pedro da Aldeia, na altura do Boqueirão, em 2014. A dragagem desse trecho do Canal do Itajurú, em Cabo Frio, na Ponta do Ambrósio, vai renovar a água diretamente em São Pedro da Aldeia. Além disso, temos o benefício de aproveitar a areia para fazer a engorda das praias. São Pedro da Aldeia já tem licença ambiental do Inea para utilizar a areia”, explicou. 

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui