Search

Roda de conversa aborda procedimentos e atuações na Casa de Acolhimento Municipal

Encontro foi realizado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e contou com a participação dos agentes da Guarda Municipal aldeense

Agentes da Guarda Municipal de São Pedro da Aldeia participaram de uma roda de conversa realizada pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) nesta terça-feira (2). O bate-papo tratou sobre os procedimentos realizados na Casa de Acolhimento Municipal (CAM) e o aperfeiçoamento na atuação diária dos profissionais com as crianças e adolescentes assistidos no local. O encontro, promovido pela Equipe Técnica da Diretoria de Proteções Básica e Especial da pasta, ainda abordou a rede de atendimento municipal e as políticas públicas de Direitos Humanos. 

O evento foi conduzido pelas assistentes sociais Elisani Costa e Thaís Bastos, além da assessora jurídica da SASDH, Ana Paula Araújo Ribeiro. No encontro, foi destacado o primeiro momento do acolhimento das crianças e adolescentes. “A acolhida é a etapa em que o adolescente chega à instituição e o primeiro contato dele é com o agente municipal. Por isso é fundamental que a equipe seja afetuosa e segura, capaz de compreender as manifestações do acolhido. Eles precisam sentir confiança na equipe”, ressaltou a assistente socoal, Elisani. 

As técnicas ressaltam ainda que é fundamental as crianças e adolescentes terem suas histórias de vida preservadas. “Devemos manter o sigilo, evitar estigma, exposição, informações relacionadas à história de vida e motivos que o levaram ao acolhimento. A maioria vem de situações de vulnerabilidade social e precisam ter os direitos garantidos e preservados”, pontuou a assistente social, Thaís Bastos. 

Segundo o comandante da Guarda Municipal, José Renato Alves, o papel do órgão é muito importante e deve ser enfatizado. “Estamos empenhados para prestar um serviço qualificado, de excelência e articulado com todas as secretarias. As trocas de informações entre setores é essencial para entendermos as demandas e intervirmos da melhor maneira possível”, destacou José Renato.

A Casa de Acolhimento  abriga menores entre 12 e 18 anos. A instituição é administrada pela prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui