Search

Roda de conversa movimenta a Semana de Meio Ambiente em São Pedro da Aldeia

Evento contou com palestras e troca de experiências entre profissionais de diversas secretarias

As ações da Semana de Meio Ambiente seguem até a próxima sexta (10). Na manhã desta segunda-feira (6), foi realizada uma roda de conversa com objetivo de conscientizar a respeito da mudança de hábitos em relação à sustentabilidade socioambiental. Contando com a presença de profissionais de diversas áreas, o evento idealizado pela Coordenação de Educação Ambiental, trouxe reflexão por meio de palestras e espaço aberto para diálogo e aprendizado a respeito da preservação.

Com cerimonial conduzido pela cordenadora de Matemática do Segundo Segmento, Angelle Hipólito, a roda de conversa foi iniciada com as boas-vindas da coordenadora de Meio Ambiente da Secretaria de Educação, Thatiane Bittencourt. “Estamos correndo contra o tempo e, por isso, a educação ambiental nunca foi tão importante. Não há tempo a perder. Estava vendo o jornal ontem e me deparei com a hashtag ‘uma só terra’, lema que ecoava há 50 anos e está de volta pela necessidade de lembrarmos o porquê do dia mundial do meio ambiente ter sido instaurado. Só faltam 8 anos para atingirmos os objetivos da agenda 2030, que sugere, um novo modelo de desenvolvimento para o século 21, pautado em uma sociedade global mais pacífica, justa e sustentável”, pontuou a coordenadora.

Em seguida, foi composta a mesa de debates que contou com a presença da bióloga e pesquisadora, Dra Elaine Alves dos Santos; do secretário de Agricultura, Trabalho e Renda, Thiago Ribeiro; da supervisora do escritório local da EMATER, Marilia Grasiela; do biólogo e professor da IFF, Dr Manildo Marcião de Oliveira; do especialista em legislação e auditoria ambiental; Maurício Nini; e do administrador Wagner Fernandes.

Representando a Secretaria de Educação, também estavam a assessora de gabinete, Wania Dias, a coordenadora geral de Políticas Pedagógicas, Danielle Correa, e a secretária de Educação, Sheila Atalla, que deixou um recado para os presentes. “Todo esforço realizado para conscientizar nossos alunos e profissionais da educação se torna válido quando sabemos que sementes serão colhidas lá na frente. Agradeço a cada profissional envolvido nessa ação”, pontuou Sheila.

Entre os assuntos em pauta, estavam microplásticos, poeiras e as conexões ambientais que nos unem, possibilidades nas práticas para educação ambiental, e também o projeto Semeando o Futuro, que tem feito sucesso nas escolas por onde passa. A ação, que é uma parceria entre as secretarias de Educação e Agricultura, com apoio do EMATER, tem como objetivo implantar hortas orgânicas nas unidades escolares, promovendo o contato do aluno com a terra e formas de aprendizado por meio do plantio e alimentação saudável. Os educadores também são beneficiados com cursos de produção de mudas, preparo do solo e plantio, controle de pragas e entre outros.

A programação da Semana de Meio Ambiente segue até a próxima sexta-feira (10), com ações de diversas secretarias.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui