Casa da Cultura de São Pedro da Aldeia recebe exposição fotográfica

Mostra “Patrimônios Aldeenses em Foco” será inaugurada nesta quinta-feira (9) com entrada gratuita

Nesta quinta-feira (9), às 15h, a Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, em São Pedro da Aldeia, vai inaugurar a exposição fotográfica “Patrimônios Aldeenses em Foco”. Ao todo, 50 fotografias ficarão expostas no espaço, contando a história de formação da cidade. A mostra é assinada pela bióloga, pesquisadora e agente cultural Elizabeth Franco e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

A programação será aberta com a palestra “Documentação fotográfica dos patrimônios e a sua importância”, ministrada gratuitamente por Elizabeth. Devido à limitação das vagas, os interessados em participar da palestra deverão se inscrever de forma antecipada, via WhatsApp, pelo número (22) 98109-7845.

O secretário de Cultura, Thiago Marques, destacou a chegada de mais uma exposição que enaltece a história e a cultura de São Pedro da Aldeia. “A valorização dos nossos patrimônios culturais têm sido uma prioridade da nossa gestão e temos buscado trazer parceiros que desenvolvem essa mesma temática. Ficamos felizes em abrir as portas da Casa da Cultura para esse projeto desenvolvido pela Elizabeth. Esperamos que esse evento desperte nos visitantes a sensação de pertencimento e a conscientização para a preservação das nossas riquezas”, disse.

Além dos registros fotográficos, a mostra também vai apresentar peças e esculturas do acervo pessoal da pesquisadora, que remetem ao período colonial e às atividades que fazem parte da cultura local, como a pesca.

Atuante há mais de 10 anos em pesquisas, estudos e projetos voltados à preservação e ao resgate da memória rural aldeense, Elizabeth Franco faz sua estreia como expositora de fotografias. “As fotos são fruto de uma pesquisa que fiz em 2009 no município e, pela primeira vez, estarão expostas ao público em geral. As fotografias ajudam a contar a história da cidade e mostrar as suas belezas. A ideia é que todos possam ter acesso a esse registro patrimonial e valorizem os nossos patrimônios culturais e ambientais”, ressaltou a agente cultural.

Fotografias compõem o acervo pessoal de Elizabeth Franco e são fruto de sua pesquisa em prol da preservação da memória aldeense
Foto:
Arquivo pessoal

A visitação à exposição fotográfica será aberta ao público a partir das 16h da quinta-feira (9), logo após a palestra. Ao longo do mês de junho, as visitas ao espaço poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A Casa da Cultura fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro da cidade.