O primeiro dia de folia em São Pedro da Aldeia foi marcado por muito samba, percussão e ruas lotadas no Centro da cidade. Com uma festa voltada para todas as idades, a programação dessa sexta-feira (21) contou com o show da Bateria Diferente e Jean Bessa, no palco montado em frente à praça Agenor Santos. A festa no Centro contou ainda com o desfile do tradicional bloco de rua “Sou Tainha, Já Fui Piranha”. A programação do “CarnAldeia” 2020 continua neste sábado com blocos de rua, matinê, show da Banda da Aldeia e DJ Felipe Paço, a partir das 21h30. O secretário adjunto de Esportes e Lazer, Thiago Costa, e a secretária de Segurança e Ordem Pública, Leila Neves, estiveram presentes.
“Agradeço ao Prefeito Cláudio Chumbinho pela autonomia que nos foi dada mais uma vez para realizar essa grande festa que é o Carnaval de São Pedro da Aldeia, sempre voltado para as famílias. Iniciamos nossa folia e espero que seja mais um ano de diversão e paz para os moradores e turistas que estão em nossa cidade”, disse Thiago Costa, secretário adjunto de Esportes e Lazer.
Para iniciar os festejos de momo, a Bateria Diferente e Jean Bessa agitaram a multidão com diversos clássicos do Carnaval e muito samba. Nem mesmo a forte chuva desanimou os foliões, os moradores e turistas curtiram ao som de músicas como “Na palma da mão”, “Zé do Caroço”, “O Simpático”, “Vai Vadiar”, “Explode Coração”, “De bar em bar, Didi um poeta”, “O que é o que é”, entre outros sucessos. Além do show da bateria comandada pelo Mestre Guinho, a apresentação contou ainda com a participação de duas passistas que animaram o público.
O cantor Jean Bessa agradeceu a oportunidade e parabenizou a gestão aldeense pela festa.
“Parabéns para toda a equipe envolvida na realização do Carnaval em São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro essa é uma festa de sucesso, é só a gente olhar para esse público curtindo para ver. É um prazer enorme estar com a Bateria Diferente aqui na cidade”, disse Jean.
Ainda no Centro da cidade, o tradicional bloco de rua “Sou Tainha, Já Fui Piranha” arrastou os foliões trazendo uma grande homenagem a Casa dos Azulejos. O bloco, que concentrou e desfilou pelas ruas do Centro, festejou o carnaval pelo nono ano. No Baixo Grande, o bloco Poderosas também desfilou pelo bairro.
Antônio Sergio de Moraes, professor e morador de Campos dos Goytacazes, acompanhou o desfile do bloco e falou sobre a tradição do Carnaval.
“Já passei muitos carnavais em São Pedro da Aldeia, ver que alguns blocos ainda cultivam a essência do Carnaval de rua me alegra demais. É importante sempre inovar, mas sem perder as raízes dessa festa tão tradicional e cheia de cultura brasileira”, disse.
Visando garantir a segurança dos foliões, a festa de momo aldeense contou com a presença de equipes da Guarda Municipal, Polícia Militar e Defesa Civil. Uma tenda da Secretaria de Saúde foi montada na Praça da Matriz para prestar atendimentos à população, além da entrega de camisinhas coordenada pelo Programa Municipal de DST. A Secretaria de Assistência Social também esteve presente com a Campanha “S.O.S. Crianças”, que tem como objetivo identificar os pequenos foliões por meio de pulseirinhas com informações pessoais.
Juçara Ribeiro, de Niterói, celebrou a primeira vez em São Pedro da Aldeia e na Região dos Lagos.
“Eu e minha família sempre passamos o Carnaval na capital, então é completamente diferente vir para o interior do Estado. São Pedro da Aldeia tem um Carnaval aconchegante, fomos muito bem recebidos e acolhidos na cidade”, contou.
Confira abaixo a programação do “CarnAldeia” 2020:
- Sábado (22/02)
13h – Unidos da Pitória (Praia da Pitória)
15h – Esquenta na Folia (Praia da Pitória)
17h – Aperta que Dá (Praia do Sudoeste)
18h – Matinê (Centro)
19h – Vai Kem Ker (Praia do Sudoeste)
20h – Bloco dos Bonecões (Centro)
21h – Pilantras (Poço Fundo)
21h – Vai Quem Quer (Ponta do Ambrósio)
Atração no palco da Praça Agenor Santos, no Centro: DJ Felipe Paço e show da Banda da Aldeia (a partir das 21h30)
- Domingo (23/02)
11h – Carrapeta (Baixo Grande)
12h30 – Piranhas (Praia da Pitória)
15h30 – Ipê (Praia da Pitória)
16h – Samba Solto (Porto da Aldeia)
18h – Matinê (Centro)
18h – Pesquei na Proa e Virei Piranha (Sudoeste/Praia da Baleia)
20h – Bloco dos Bonecões (Centro)
20h – Poeira (Baixo Grande)
21h – Boi Bandido (Poço Fundo)
00h – Carnagay (Centro)
Atração no palco da Praça Agenor Santos, no Centro: DJ Felipe Paço e show do grupo No Hall (a partir das 21h30)
- Segunda-feira (24/02)
13h – Unidos da Pitória (Praia da Pitória)
17h – Aperta que Dá (Praia do Sudoeste)
18h – Matinê (Centro)
19h – Vai Kem Ker (Praia do Sudoeste)
20h – Bloco dos Bonecões (Centro)
00h – Gago Folia (Centro)
Atração no palco da Praça Agenor Santos, no Centro: DJ Felipe Paço e show de André Vianna e Raylane Mendes (a partir das 21h30)
- Terça-feira (25/02)
12h – As Poderosas (Baixo Grande)
12h30 – Piranhas (Praia da Pitória)
15h30 – Ipê (Praia da Pitória)
18h – Matinê (Centro)
18h – Império (Praia do Sudoeste)
20h – Bloco dos Bonecões (Centro)
20h – Poeira (Baixo Grande)
22h – Vai Quem Quer (Ponta do Ambrósio)
Atração no palco da Praça Agenor Santos, no Centro: DJ Felipe Paço e show do grupo Nada Igual (a partir das 21h30)
- Quarta-feira (26/02)
14h – R. Cansada P. Preguiçosa (Praia do Balneário)