São Pedro da Aldeia adere ao alvará eletrônico automatizado

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia aderiu ao serviço de alvará eletrônico automatizado, que visa desburocratizar, ainda mais, os procedimentos para empresários com atividades de baixo risco no município, estimulando o desenvolvimento econômico e tributário. A assinatura do termo foi feita durante a reunião do Comitê Gestor de Integração dos Registros Empresariais, na sede da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (JUCERJA). Representaram o município aldeense, a delegada da JUCERJA de São Pedro da Aldeia, Ivonete Santos, e o responsável pela Sala do Empreendedor, Gustavo Amoêdo.

Foto: Divulgação | Desenvolvimento Econômico

Delegada da unidade aldeense da JUCERJA, Ivonete Santos falou sobre a iniciativa. “A Prefeitura, o Desenvolvimento Econômico, o Sebrae e a Junta Comercial caminham juntos em prol do mesmo objetivo. A chegada desse alvará vem dar muito mais celeridade aos processos de abertura de empresas no município, para que o empresário possa estar totalmente formalizado, em todos órgãos, de forma simultânea. Desburocratizar esses procedimentos para empresas de baixo risco é fomentar, cada vez mais, o empreendedorismo”, afirmou.

Foto: Divulgação | Desenvolvimento Econômico

A emissão do alvará eletrônico automatizado é feita por meio do Sistema de Registro Integrado (Regin), aderido pela Prefeitura da cidade no fim de 2017. Disponibilizado pela Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro, o sistema permite a obtenção dos documentos que autorizam o funcionamento de empresas com atividades de baixo risco em tempo recorde, sem o empresário precisar se deslocar à Prefeitura.

Foto: Divulgação | Desenvolvimento Econômico

“As empresas de baixo risco são aquelas que não têm manuseio de alimentos ou degradação ambiental; são atividades, como comércio, ponto físico para empresa prestadora de serviços, lojas de roupa, que não acarretam perigo para ninguém. Essa é a maneira mais prática de liberar o alvará, mais rápido e com menos burocracia”, explicou o responsável pela Sala do Empreendedor, Gustavo Amoêdo.