São Pedro da Aldeia apresenta novo centro de Acolhimento do Tratamento Fora Domicílio (TFD)

Local abrigará pacientes que aguardam transporte municipal para realizar tratamento de saúde em outras localidades

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia inaugurou, na noite desta quarta-feira (14), o novo espaço de Acolhimento do Tratamento Fora Domicílio (TFD) do município. A área anexa à sede da Farmácia Municipal oferecerá apoio humanizado aos pacientes que aguardam transporte para tratamento de saúde em outras localidades. A cerimônia de apresentação do local contou com o prefeito, Fábio do Pastel, além de representantes da gestão municipal e do legislativo.

O espaço passou por adequações e oferecerá aos pacientes área coberta, com local para acomodação e acesso a banheiros. O acolhimento irá ofertar café da manhã, que serão cedidos gratuitamente por meio de parceria com estabelecimentos comerciais da cidade.

Foto: Robson Cruz

Na cerimônia, o prefeito Fábio do Pastel destacou que a espera dos pacientes pela viagem sem acomodações era habitual na cidade. Para ele, o espaço representa sentimento e dedicação ao próximo. “Para muitos, pode ser uma obra pequena, mas pra mim é de grande importância. Sempre que eu puder estarei aqui para dar um “bom dia” aos usuários dos transportes, desejar uma boa viagem, dizendo a eles: conta comigo!”, disse.

O prefeito agradeceu, ainda, as parcerias firmadas que vão possibilitar mais humanização com a oferta de alimentos aos moradores. “Quero agradecer a todos os comerciantes que estão se empenhando em conjunto com a nossa gestão. Nossa administração é aberta. Qualquer pessoa pode fazer parte dessa corrente do bem, deixando uma fruta que seja, como ajuda aos que mais necessitam”, destacou.

O espaço homenageia a moradora Rose Terto, que enfrentou um câncer há 10 anos e usou o transporte municipal para tratamento da doença na época. “Eu não sei explicar o significado desse local. Muitas vezes eu fiquei sem comer nada porque eu não tinha ninguém em minha casa que trabalhasse, não tinha apoio, não tinha o que comer. Às vezes eu saia 4h da manhã com um pouco de café e dois biscoitos e ficava o dia inteiro sem comer, chegava em casa somente às 17h ou 19h. Eu quero parabenizar por esse gesto de humanização, de amor, de respeito pelo próximo. Muitas vezes eu desejei um espaço para me abrigar da chuva porque já estava debilitada. Esse apoio vai significar muito para as pessoas que precisam”, relatou Rose.

A secretária de Saúde, Maria Márcia Fontes, contou sobre como surgiu a ideia do projeto e a humanização por trás da iniciativa. “Se a gente puder abraçar com humanidade mais uma Rose e as criancinhas que serão abrigadas da chuva, do sereno, do vento, nós vamos abraçar. Esse carinho depende de quem faz a administração pública, nada além. Uma ação sem grandes custos e que irá proporcionar esse atendimento mais acolhedor”, pontuou.

O Acolhimento do Tratamento Fora Domicílio (TFD) funciona nas dependências da Farmácia Municipal, na Rua Rita Pereira, nº 52, Centro. Atualmente, a iniciativa atende, em média, 40 a 50 pacientes diariamente, que fazem tratamento em municípios como Rio de Janeiro, Niterói, Campos, Paraíba do Sul, Cabo Frio, Rio Bonito e Araruama.