São Pedro da Aldeia celebra Dia Mundial do Autista com live informativa

Palestra on-line acontecerá nesta segunda-feira (5), às 15h, na página oficial da prefeitura no Facebook

Duas palestrantes falarão sobre a importância da inclusão e do acolhimento das pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A médica perita judicial do município e presidente do recém-instalado Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMDEF), Ângela Del Rosário dos Santos, abordará a importância do conselho e a potencialização das ações da entidade. Doutora Ângela, como é conhecida na cidade, acompanhou ativamente os casos das crianças com microcefalia quando foi diretora da Vigilância Sanitária no município. Já a assistente social Raquel Simas, mãe de uma criança autista e uma das fundadoras do grupo Mães Coragem, que funciona em Cabo Frio, discorrerá sobre o tema “Acolhida e orientação às famílias de pessoas com autismo”. A palestra será mediada pela coordenadora de Políticas Públicas voltadas para as Pessoas com Deficiência (PCD), a psicóloga Samira Sales.

Nesta sexta-feira (2) é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Para comemorar a data, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) de São Pedro da Aldeia realizará uma live informativa na página oficial da prefeitura no Facebook. A palestra on-line será transmitida na segunda-feira (5), às 15h. O objetivo é difundir conhecimento e, assim, reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas acometidas pelo transtorno neuropsiquiátrico. A videoconferência é destinada a toda a população aldeense, além dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

A diretora do Departamento de Direitos Humanos da SASDH, Luciana Oliveira, observou a importância do atendimento às pessoas com a síndrome:  “Na medida em que há o devido entendimento de como realizar o acolhimento e o atendimento às pessoas autistas, estaremos proporcionando um tratamento digno, com a acesso a saúde e às demais políticas públicas. Assim, contribuiremos também para o desenvolvimento saudável dessas pessoas”, comentou Luciana.

Criação da data
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre transtorno do neurodesenvolvimento e, com isso, ajuda a derrubar preconceitos e esclarecer a sociedade sobre a síndrome. No Brasil, a data foi instituída em abril de 2018, quando foi sancionada a lei que criou o Dia Nacional do Autismo, que passou a ser comemorado também no dia 2 de abril

O autismo
É uma condição de saúde caracterizada por déficit em duas importantes áreas do desenvolvimento: comunicação social e comportamento. Não há só um tipo de autismo, mas muitos subtipos, que se manifestam de uma maneira única em cada pessoa.