São Pedro da Aldeia entrega obra de extensão de rede de esgotamento

A obra foi concluída no bairro São João e teve apoio do Inea, em parceria com o Consórcio Lagos São João e o Comitê de Bacias Lagos São João
Foto: Denis Costa

Nesta quarta-feira (10) foram entregues as obras do cinturão coletor de efluentes sanitários do bairro São João, em São Pedro da Aldeia. A intervenção foi uma realização do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em parceria com o Consórcio Lagos São João e o Comitê de Bacias Lagos São João.

O prefeito Fábio do Pastel, que também é presidente do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, esteve no local e celebrou a conquista. “Essa obra é fundamental para a preservação da nossa querida Lagoa de Araruama. Demos um passo importante para cuidarmos ainda mais do ecossistema e melhorar a qualidade de vida dos nossos moradores”, disse.

A obra de esgotamento sanitário consistiu na interceptação da rede de drenagem por coleta de tempo seco após a RJ-140, passando a direcionar os efluentes até a estação elevatória projetada com recalque, conduzindo os mesmos interceptores no cruzamento da Estrada dos Passageiros com a Rua Francisco Araújo.

O secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio, explicou o benefício que a obra traz para a cidade e região. “Essa é uma obra importante, ela faz parte do cinturão e tempo seco de coleta de esgoto. Aqui a gente tinha uma contribuição de esgoto grande que não era interceptada. Essa obra, junto com um conjunto de obras no entorno da Lagoa de Araruama, elas vão garantir 90% de interceptação de esgoto que caía na Lagoa. É extremamente importante para a questão ambiental”, falou.

Foto: Denis Costa

Diretor de segurança hídrica e qualidade ambiental do Inea, Hélio Vanderlei, falou sobre a importância do tratamento correto. “Para nós do Inea é fundamental que essas estruturas sejam construídas para proteger os corpos hídricos. A nossa diretoria cuida dos repasses para os comitês de bacia e é muito importante ver o recurso sendo aplicado na ponta, que possa beneficiar a sociedade, com tratamento correto. E principalmente preservar a lagoa, preservar o ecossistema, preservar a vida”, explanou.