Secretário de Cultura aldeense é eleito para compor nova diretoria de fórum estadual

Thiago Marques passa a integrar o Fórum Estadual de Cultura, órgão que promove a articulação entre gestores e a discussão de políticas culturais em todo o estado

O município de São Pedro da Aldeia ganhou representação regional na nova diretoria eleita ao Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura do Rio de Janeiro, para o próximo biênio. O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, foi eleito o representante da Região dos Lagos na nova diretoria do órgão ao lado da presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cris Régis. Os dois gestores passam a representar a região nas articulações para acompanhar e promover a integração dos gestores culturais do estado do Rio, um dos objetivos do Fórum, além de elaborar propostas e estratégias relacionadas a políticas culturais, em nível estadual e nacional.

O encontro que marcou a eleição foi realizado na última semana, na sede da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa (SECEC-RJ). Na oportunidade, Thiago Marques registrou a importância da representação de São Pedro da Aldeia na diretoria do Fórum. “A participação efetiva do nosso município é fundamental para o fortalecimento do nosso setor cultural, contribuindo com a construção de políticas culturais estruturantes, envolvendo variados segmentos, além de oportunizar trocas e intercâmbios com outras experiências de gestão cultural no nosso estado”, destacou o secretário aldeense.

Na ocasião, o secretário de Cultura de Niterói, Alexandre Santini, eleito presidente do Fórum, destacou que os desafios são muitos na gestão cultural dos municípios, especialmente neste momento em que as prefeituras estão diante de uma verdadeira corrida contra o tempo para implementar a Lei Paulo Gustavo e, a partir de 2023, a Lei Aldir Blanc 2, que deve trazer mudanças significativas no modelo de financiamento público à cultura no Brasil.

Durante o encontro, o secretário de Cultura de Niterói, Alexandre Santini, eleito presidente, falou sobre os desafios na gestão cultural
Foto:
Divulgação

Além das representações regionais e da presidência, a nova diretoria eleita é composta por Diana Iliescu, de Petrópolis (vice-presidente), Maria Auxiliadora, de Campos (segunda vice-presidente), Cris Régis, de Rio das Ostras (primeira secretária); e Victor Hugo Abreu Machado, de Magé (segundo secretário).

Participaram da reunião do Fórum Estadual representantes de nove regiões do estado, incluindo gestores das cidades de Barra Mansa, Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo, Japeri, Niterói, Maricá, Magé, Mendes, Miracema, Petrópolis, Rio das Ostras, Vassouras e Paraty.

Agenda no Estado

Também na sede da Secretaria de Estado de Cultura, na Biblioteca Parque Estadual (BPE), o secretário Thiago Marques se reuniu com a Secretária de Estado, Danielle Barros, a fim de avançar nas tratativas sobre ações de contrapartida social do cinema, que segue em fase de reforma no município. A obra é resultado de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, no âmbito do programa “Cinema Perto de Você”, e está sendo executada com recursos federais da Agência Nacional de Cinema (ANCINE).

Thiago Marques também se reuniu com Danielle Barros na sede da Secretaria de Estado de Cultura
Foto: Divulgação

Com a titular da pasta estadual, Thiago aproveitou para apresentar solicitação de parceria da SECEC-RJ em novas ações conjuntas, com destaque para oficinas de educação para o patrimônio; cessão de títulos de filmes para projeção no Cine Estação; apresentações do circuito estadual de espetáculos no Teatro Municipal e a doação de livros do Sistema Estadual de Bibliotecas para as futuras salas de leitura em regiões da cidade aldeense.

O secretário também convidou a SECEC-RJ para enviar observadores para a 4ª Conferência Municipal de Cultura, detalhando com gestores da pasta estadual sobre o andamento da reestruturação do Sistema Municipal de Cultura de SPA. O objetivo é garantir maior conexão com o Sistema Estadual de Cultura do RJ, que envolve vários instrumentos de gestão pública e instâncias de participação da sociedade civil, como as conferências, conselhos e fórum.

Ainda na capital, o secretário de Cultura de São Pedro da Aldeia esteve também na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A visita teve como objetivo formalizar o convite à Comissão de Cultura da Alerj para a 4ª Conferência Municipal do segmento, além de apresentar ao órgão o andamento da reestruturação do Sistema Municipal de Cultura. A Conferência Municipal será marcada pela eleição de nomes da sociedade civil para o Conselho Municipal de Política Cultural.

Acompanhado da assessora técnica de políticas culturais Cleise Campos, o secretário Thiago também visitou a Alerj
Foto: Divulgação

A assessora técnica de políticas culturais da Secretaria de Cultura, Cleise Campos, que acompanhou o secretário nas agendas, frisou que a articulação junto às instâncias estaduais é de grande importância para São Pedro da Aldeia. “A iniciativa do secretário Thiago amplia as ações da Cultura local, em atenção às diretrizes do Plano Municipal de Cultura da cidade”, complementou a servidora.