São Pedro da Aldeia participa da cerimônia de abertura da Rede de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Evento é realizado pelo Sebrae e une Agentes de Desenvolvimento de nove cidades

Em união em prol do progresso da região, a Rede Lagos de Agentes de Desenvolvimento (AD) sairá do papel. Na próxima quarta-feira (30/11), ADs de São Pedro da Aldeia participam, em Saquarema, da cerimônia de lançamento da Rede de Agentes de Desenvolvimento da Região dos Lagos. A Rede tem como diretor presidente o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Viviani. Oito cidades englobam a Rede: Araruama, Arraial do Cabo, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Viviani, fala da importância da Rede para a Região dos Lagos. “Após oito meses, conseguimos levantar os pontos positivos dos municípios envolvidos e os pontos de melhora para que cada cidade ajude a outra formando uma rede em que todos pensam juntos para crescer como uma só região. Nossas ideias podem melhorar uma situação em outra cidade, assim como a ideia deles pode ajudar em nosso município”, afirmou.

A Rede tem o propósito principal de trabalhar pelo desenvolvimento integrado e colaborativo dos municípios.

Conheça a Rede de Agentes de Desenvolvimento da Região dos Lagos

A Rede de Agentes de Desenvolvimento é um trabalho feito pelo Sebrae-RJ em parceria com a sede da Região dos Lagos. O objetivo é a integração a nível regional dos agentes da iniciativa pública de diferentes secretarias que estejam envolvidas com a pauta do desenvolvimento econômico.

Dentro da metodologia de formação e concentração de redes em todo o estado do Rio de Janeiro, existe um processo que começa com o mapeamento e um convite inicial, seguido por capacitações e um diagnóstico de realidades sócio-econômicas da região.

O planejamento feito durante a formação da rede de ADs é baseado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que são os esforços que os países, estados e municípios se comprometem a fazer para melhorar a qualidade de vida da população. O governo do prefeito Fábio do Pastel segue estes objetivos, inclusive, realizou um consulta pública aberta à participação popular para determinar como será distribuído o orçamento do próximo ano.