São Pedro da Aldeia participa da I Pré-conferência de Cultura da Região dos Lagos

Gestores da Secretaria de Cultura e agentes culturais marcaram presença no encontro que discutiu políticas públicas voltadas ao setor

O município de São Pedro da Aldeia marcou presença na I Pré-conferência de Cultura da Região dos Lagos que aconteceu no município de Iguaba Grande. O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, participou da programação acompanhado de quatro servidores. Outros 12 integrantes da sociedade civil, entre artistas e produtores culturais da cidade, também estiveram presentes. O evento reuniu representantes dos 10 municípios que compõem a Região dos Lagos e discutiu pautas relevantes para o desenvolvimento e fortalecimento das políticas públicas culturais.

O encontro teve como objetivo preparar gestores públicos e agentes culturais da sociedade civil para a realização da 3ª Conferência Regional, em 2023. Distribuída em grupos temáticos, a programação do evento promoveu um avanço nas discussões para a elaboração do Plano Regional de Cultura e do estabelecimento de ações alternativas de capacitação e formação cultural para conselheiros e agentes culturais, em sintonia com o Sistema Estadual de Cultura do Rio de Janeiro (Lei nº 7035/2015).

Na oportunidade, o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, apresentou um resumo das ações de sua gestão à frente da pasta, com destaque para a reestruturação do Sistema Municipal de Cultura em andamento; a revisão do Plano Municipal de Cultura (Lei Municipal nº 2780/2018); o lançamento de editais inéditos de fomento cultural no município, como os projetos Concerto Musical Gabriel Joaquim e Orquestra Sons da Aldeia, e a realização da próxima Conferência Municipal de Cultura, quando será eleita a nova composição do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) de São Pedro da Aldeia.

Segundo Thiago, a integração entre os municípios fortalece as ações em prol da Cultura. “A participação nesta primeira pré-conferência foi um momento muito importante porque possibilitou trocas, intercâmbio cultural e a discussão de temas importantíssimos para o fortalecimento do nosso setor cultural. Integrar São Pedro da Aldeia com as outras nove cidades da nossa região fortalece nossas ações”, destacou o secretário, que também integra a direção do Fórum Estadual dos Gestores e Dirigentes Municipais de Cultura do Rio de Janeiro, junto com a presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cris Régis, representando a Região dos Lagos.

Servidores da Cultura marcaram presença no encontro em Iguaba Grande
Foto:
Divulgação

Integrante da comissão organizadora do evento, a assessora técnica de políticas culturais da Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia, Cleise Campos, frisou a importância do encontro como uma oportunidade de formação para todos. “A cada tema discutido, as informações ampliam o olhar de cada um no trato das políticas culturais. Aprovamos, no final da programação, quanto a necessidade da nossa região acompanhar o cumprimento das ações e metas do Plano Estadual de Cultura do RJ, justamente o plano que norteia as estratégias de cada uma das regiões do estado, dos segmentos artísticos. É o Plano Estadual que estabelece onde e o que deve ser investido do orçamento estadual”, reforçou.

A assessora técnica de políticas culturais da SEMUC, Cleise Campos, frisou a importância do encontro como uma oportunidade de formação
Foto:
Divulgação

Vale lembrar que o Fórum Permanente de Cultura da Região dos Lagos segue com a agenda de encontros mensais, entre virtuais e presenciais, visando a manutenção das trocas, diálogos e reuniões entre as cidades, com desdobramentos dos eixos/temas tratados durante a pré-conferência.

Também participaram do evento gestores e agentes culturais de Iguaba Grande, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Araruama, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Silva Jardim e Saquarema. O encontro também contou com a participação do conselheiro estadual de política cultural do Rio de Janeiro, José Facury, de Cabo Frio.